06/06/2012

.
 

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Nova freguesia do Parque das Nações 
com erro no mapa 

O Parlamento aprovou na sexta-feira a criação da Freguesia do Parque das Nações, que pertencerá a Lisboa, com um insólito erro no mapa, no qual a própria sede da empresa municipal Gebalis passa para território de Loures. A reforma administrativa de Lisboa, que reduz para 24 as 53 freguesias da capital e cria a autarquia do Parque das Nações com território até agora pertencente ao município de Loures, foi aprovada com os votos favoráveis do PS (à excepção do deputado Pedro Farmhouse) e do PSD, contando com a abstenção do CDS-PP e a rejeição do PCP, Bloco de Esquerda e Partido Ecologista Os Verdes. 

Além da parte do território de Loures que a nova Freguesia do Parque das Nações transfere para Lisboa, o mapa aprovado na sexta-feira, na Assembleia da República, também acaba por erradamente transferir uma parte de território actualmente pertencente a Lisboa para o concelho de Loures. Se, hipoteticamente, a nova Freguesia do Parque das Nações ficasse com o território definido no diploma aprovado, entre outras consequências, a empresa municipal que gere os bairros municipais de Lisboa, a Gebalis, passaria a ter sede em Loures. Contactado pela agência Lusa, o deputado socialista Miguel Coelho reconheceu a existência de um erro no mapa colocado à votação da Assembleia da República, mas recusou-se a prestar mais declarações. 

 Deputados socialistas referiram à agência Lusa que a solução poderá agora passar por "um acerto" na redacção final do diploma, mas o PCP já garantiu que contestará essa via, alegando que representaria uma clara ilegalidade e que as alterações só podem ser aprovadas nessa instância de redacção final por unanimidade. 


* O parlamento parece um parque de diversões, os deputados votam em rebanho, querem lá saber o conteúdo dos diplomas, só quando lhes aumenta o salário.

.

Sem comentários: