19/06/2012

 .

HOJE NO

"JORNAL DE NEGÓCIOS"


Cadilhe sugere imposto de 4% sobre 
a riqueza de todos os portugueses 

 O economista Miguel Cadilhe sugeriu hoje a criação de um novo imposto este ano em cerca de 4% da riqueza do país e pago por todos os portugueses de uma só vez. O ex-ministro das Finanças, que se dirigia ao Governo e ao parlamento num seminário sobre um ano de programa de assistência financeira a Portugal a decorrer no Senado da Assembleia da República, indicou que seria "um imposto de 4% sobre a riqueza líquida em 'one shot' [de uma só vez]", classificando-o como um "tributo de solidariedade" dos portugueses. Sem adiantar muito mais sobre a forma de o colocar em prática, Miguel Cadilhe referiu que o encaixe deste imposto deveria ser aplicado na amortização da dívida pública. 

Durante a sua intervenção, o economista alertou que nos próximos anos a taxa média de juro anual de 'stock' da dívida "deverá atingir os 5% e isso não ajuda". Miguel Cadilhe disse também que, após um ano de intervenção da troika (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) em Portugal, o 'desvio' que não estava nos planos é o desemprego: "É sem dúvida nenhuma o ponto negro deste plano [de ajuda]". 

A Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal (CEAMPAFP) da Assembleia da República está hoje a promover um seminário sobre um ano de assistência financeira a Portugal com a presença, entre outros, de Elisa Ferreira, Medina Carreira e Carvalho da Silva. O seminário decorre durante a tarde com a participação de Braga de Macedo, Eugénio Rosa, Pedro Lains e António Lobo Xavier. 

 * O dr. Miguel Cadilhe um expert a comprar andares percebeu que a maioria dos portugueses não pode pagar mais nada e faz neste show-off um favor ao governo que daqui a uns dias "apoiado neste insuspeito parecer" vai taxar a "classe média miserável" em mais um ou dois por cento no IRS. Quem tem filhes tem cadilhes... 

.

Sem comentários: