.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Número de seguranças privados
já supera o de policiais
Há mais de 58 mil seguranças privados em Portugal.
São mais sete mil que o quadro total de forças policiais.
O número de seguranças privados em Portugal é já superior ao total de 51 mil efectivos das várias forças policiais que inclui, GNR, PSP, PJ, Polícia Marítima, SEF e ASAE. São mais de 58 mil que exercem já a actividade privada. Os dados vão ser hoje revelados na reunião do Conselho de Segurança Privada.
Em causa está um sector que contacom mais de uma centena de empresas e que é alvo da atenção do Governo que quer reforçar a sua regulamentação, numa altura em que a Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI) prepara novos raides inspectivos para este ano.
O número de activos da segurança privada que estão a exercer função devidamente credenciados e com contratos de trabalho ascende já a 58.108, dos quais 40.255 a tempo inteiro e 17.853 elementos a prestarem serviços a tempo parcial ou por períodos irregulares.
O quadro de pessoal deste sector contrasta com o número de efectivos das forças policiais 51.054, ao serviço das várias instituições de segurança. E caso se retirassem os elementos que não estão em funções operacionais, o total reduziria ainda para menos quase 35%, para 33.185 efectivos - menos que os seguranças privados a tempo inteiro.
Estes números serão apresentados hoje na reunião do Conselho de Segurança Privada, convocada pelo ministro da Administração Interna (MAI). No encontro, onde serão revelados os dados que constam do relatório de segurança privada de 2011, Miguel Macedo irá também apresentar algumas propostas de alteração à lei e portarias que regulam o sector da segurança privada.
* Para além de terem formação duvidosa, os números são estranhos. Há alguma empresas do sector que mudam frequentemente de residência para fugir a credores.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário