27/06/2012

 .
 

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Apresentado portal para informar estrangeiros sobre economia portuguesa 

Projecto conta com o apoio da Fundação Gulbenkian e da APB e foi hoje apresentado a Cavaco Silva. 

Num país tão exposto ao mercado externo, nomeadamente em termos de financiamento do Estado e da economia, é fundamental comunicar com os investidores estrangeiros. É com este objectivo que foi criado o Portugal Economy Probe, um portal totalmente em língua inglesa que quer agregar "toda a informação sobre a economia portuguesa, por áreas". 

Quem o diz é Miguel Athayde Marques, professor universitário e ex-presidente da bolsa portuguesa, que está à frente do projecto. "Muitas vezes, os investidores e decisores internacionais não obtêm a informação que necessitam sobre Portugal, não porque ela não exista mas porque nem sempre é fácil de encontrar", afirmou Athayde Marques ao Económico. O portal foi hoje apresentado ao Presidente da República, Cavaco Silva,

No final dessa audiência, no Palácio de Belém, Miguel Athayde Marques disse que o projeto foi "muito bem recebido" por Cavaco Silva, a quem foi pedido o alto patrocínio da Presidência à iniciativa, que visa disponibilizar informação sobre a economia portuguesa a decisores económicos e políticos estrangeiros. 

O responsável frisou que a "iniciativa é da sociedade civil" com o apoio de instituições portuguesas privadas "muito relevantes" que se juntaram para viabilizar um projeto que visa "que terceiros possam tomar decisões mais informadas e mais avisadas sobre Portugal em matérias de investimento, de dívida pública, de empresas". Os parceiros da iniciativa são as Fundações Gulbenkian, Luso-Americana para o Desenvolvimento e Oriente, a Associação Portuguesa de Bancos, a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Espírito Santo e a Impresa. O portal está em fase de testes mas já pode ser visitado no endereço peprobe.com..


* Se é para relatar a verdade sobre o estado da economia e da sociedade portuguesa é bem vindo.


.

Sem comentários: