14/05/2012


 .

HOJE NO
"RECORD"

Prova do 4.º sem contas de dividir

 Cerca de 110 mil alunos do 4º ano do Ensino Básico realizaram ontem a prova de aferição de Matemática. Numa avaliação do teste, a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) dá nota positiva ao conjunto de exercícios produzido pelo Ministério da Educação, mas deixa reparos: "O algoritmo da divisão está pura e simplesmente ausente" e "as multiplicações pedidas são demasiado simples". Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, refere que "há uma pergunta sobre divisores, e numa outra os alunos completam uma divisão, mas em nenhum dos casos é pedido ao aluno para fazerem uma divisão". 

A SPM salienta ainda que há "nesta prova três questões que admitem um número infinito de respostas correctas, o que não é desejável neste nível de ensino". Para as crianças que fizeram a prova, o teste revelou-se fácil, mas com muitos nervos à mistura, segundo disseram ao CM alunos da Escola Básica Engenheiro Ressano Garcia, em Lisboa. A coordenadora da escola, Isabel Mendes, sublinha, contudo, que a prova exigia uma elevada concentração e obrigava a que os alunos estivessem bem preparados. 

 Este é o último ano lectivo em que são realizadas as provas de aferição. No próximo ano terão a designação de prova final e passam a contar 25 por cento para a nota final do aluno. Percentagem que sobe para 30 por cento nos anos seguintes. O regresso, 39 anos depois, de uma prova de avaliação no 4 º ano, levou ontem o ministro da Educação, Nuno Crato, a desdramatizar a mudança. "Não prevejo situações dramáticas devido à prova", referiu, acrescentando que a avaliação do professor representa 75% da nota final. Nuno Crato explicou que a alteração visa fazer face ao problema de muitos jovens não adquirirem os conhecimentos básicos.


 * Isto é "Educar para a ignorância"!!!! 


.

Sem comentários: