06/05/2012

-

ESTA SEMANA NO
"BLITZ"

Björk diz-se inspirada 
por Amália Rodrigues 

A cantora islandesa, que tem concerto marcado para Portugal em junho, partilhou com o Guardian as suas "obsessões". O fado está entre as paixões mais duradouras e Amália é "emoção em estado puro".
 O Guardian pediu a Björk que partilhasse com os leitores algumas das suas inspirações; a cantora de Biophilia respondeu com escaladas, água de coco, Dirty Projectors e Amália Rodrigues, cuja música conheceu, confessa, há 15 anos. Sobre o nome maior do fado, Björk diz: "ouço-a há anos, mas vi há pouco tempo um documentário sobre ela - tanta emoção em estado puro! 
E livre de tantas complicações que a música, por vezes, tem. É uma música direta, simples e forte, isenta de filigranas. Vai direta ao coração. 
A colaboração de Amália com os poetas de Portugal é admirável. É bom saber que ela teve um papel na construção do próprio género. A primeira vez que a ouvi foi há 15 anos. Tem a mesma crueza do flamenco mas é menos extravagante e, de certo modo, mais austero e rígido". As declarações de Björk sobre Amália são acompanhadas pelo vídeo da cantora portuguesa a interpretar "Solidão", em 1969.


 * Amália é Amália 


 .

Sem comentários: