.
ESTA SEMANA NA
"VISÃO"
A regra dos três segundos
testada cientificamente
Afinal, se deixarmos cair um alimento e o apanharmos em menos de três segundos, ele é mesmo seguro para comer? Um grupo de cientistas investigou se a comida que cai no chão não fica contaminada... se apanhada com rapidez suficiente
Quem nunca apanhou um bocado de qualquer alimento depois de ter caído no chão, soprou rapidamente e o meteu na boca sem grandes preocupações?
A ideia de que a comida não fica contaminada se apanhada com rapidez suficiente, apesar de comum, só agora mereceu a atenção dos cientistas. Um grupo de investigadores da Universidade de Manchester analisaram cinco alimentos: pão com doce, massa cozinhada, fiambre, biscoitos e fruta desidratada, que deixaram cair e deixaram ficar no chão durante três, cinco e 10 segundos.
A escolha dos alimentos foi feita tendo em conta os diferentes níveis de água que contêm, um fator determinante no que diz respeito à possibilidade de ficarem ou não contaminados.
O estudo revelou que os alimentos com mais sal ou açúcar eram mais seguros para serem ingeridos depois de estarem no chão, na medida em que eram menos suscetíveis de manter vivas bactérias nocivas.
Tanto o fiambre, como o pão com doce passaram no teste da segurança alimentar, quando recuperados do chão em três segundos. Já a fruta desidratada e a massa cozinhada mostram sinais de klebsiella depois de três segundos - uma bactéria potencialmente perigosa, podendo provocar várias doenças, como pneumonia, infeções do trato urinário e septicémia.
Os biscoitos revelaram-se seguros depois de terem estado no chão tanto durante três como cinco ou 10 segundos, devido ao baixo teor de água.
A massa revelou uma contagem acrescida de leveduras depois de cinco segundos e níveis baixos de Klebsiella.
De referir que os testes foram realizados tendo base o chão de casa e não na rua...
* O estudo refere-se a casas de cidadãos que não exerçam cargos governativos ou parlamentares, por nessas casas se destilar veneno não foi possível fazer o teste...eh eh eh.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário