31/05/2012

.

HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Manequins dizem que vídeo 
com agressão pretende ser divertido

 O anúncio onde se vê um homem a agredir uma mulher, interpretado pelo casal de manequins Mónica e Rubim, é um "incitamento gratuito à violência doméstica e de género", segundo a União das Mulheres Alternativa e Resposta. Os autores alegam que é apenas "divertido". 

 O filme publicitário, alvo de uma carta dirigida à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, faz o "incitamento gratuito à violência doméstica e de género" e "banaliza a violência em situações de intimidade", segundo a União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR). 

Os protagonistas do anúncio - que pretende promover uma página na internet de promoção de eventos intitulada "Vai bater" - são Mónica Sofia e Rubim Fonseca, "conhecidos manequins nacionais" e um "casal real", o que torna o filme "ainda mais preocupante", pela possível identificação do público com a situação, salienta a responsável pelo Observatório das Representações de Género nos Media da UMAR, Carla Cerqueira. 

 O vídeo, disponibilizado apenas na internet através do Youtube e divulgado nas redes sociais, mostra Rubim a agredir Mónica na cama depois de ela o beijar e acariciar.



"A nossa intenção foi fazer um vídeo divertido, cómico e tão ridículo que se tornasse viral, brincando com o nome do portal de eventos vaibater.com", escreve Rubim Fonseca, administrador da página eletrónica, numa nota enviada à agência Lusa. Acrescenta ainda que o objetivo a que se propôs com o filme "está ser atingido, com milhares de pessoas que viram o vídeo e que riem, partilham e percebem a mensagem, dado que o vídeo é demasiado cómico e ridículo para ser levado a sério". A organização feminista UMAR, acrescentou Carla Cerqueira, conta dirigir-se diretamente à empresa proprietária da página e aos atores envolvidos para que "percebam o efeito [negativo] que este tipo de anúncio tem para a população portuguesa". O anúncio, disponível desde 17 de maio, já recebeu mais de 200 mil visualizações no Youtube. 


* Um vídeo com agressão pode ser divertido, terá sido ideia do Miguel Richelieu???
Imaginem: - Oh mulher deixa lá dar-te uma cabeçada nos cornos para ver se te divertes...


.

Sem comentários: