20/05/2012

.



ESTA SEMANA NA
"VISÃO"

Tóquio quer abrandar regras sobre uso de peixe "mais venenoso que cianeto" 

O peixe-balão, uma iguaria japonesa, é tão venenoso que o mais pequeno erro na sua preparação pode ser fatal para o consumidor. Mas as autoridades de Tóquio querem abrandar as regras que, até aqui, só permitiam a manipulação do "fugu" a chefs altamente treinados e com licença 
Um pequeno engano, uma leve distração são suficientes para matar uma pessoa, quando se fala de "fugu". E, no entanto, os números oficiais mostram "apenas" 23 mortos no Japão, desde 2000, vítimas do potente veneno do peixe-balão, o que pode ilustrar as rígidas regras que, até aqui, têm regido a confeção desta iguaria e que ditam que só alguns restaurantes tenham autorização para a servir. A esmagadora maioria das vítimas foram apreciadores que tentaram confecionar o peixe em casa. 

O chef Kunio Miura, dono de um restaurante onde o preço de uma refeição começa a partir dos 95 euros por pessoa, não facilita. Os peixes são-lhe entregues na cozinha, numa caixa especial, após o que Miura-san, como é respeitosamente tratado, os arranja com a sua faca especial. À equipa de reportagem da BBC que o acompanhou, comenta, enquanto remove os ovários, o fígado e os intestinos: "Dizem que é 200 vezes mais mortal que o cianeto." Em causa está a tetrodotoxina, uma neurotoxina cuja ação é descrita como "rápida e violenta". Primeiro surge uma insensibilidade junto à boca, depois vem a paralisia e rapidamente a morte, sem que a vítima perca a consciência durante o processo. Não há um antídoto. 

 Os chefs que preparam o peixe-balão são, por isso, considerados a elite da alta cozinha japonesa. Mas agora as autoridades de Tóquio querem abrandar as regras e a nova legislação, que poderá entrar em vigor já no próximo mês de outubro, permitirá aos restaurantes servir fugu que tenham comprado já preparado. "Trabalhamos muito para obter a licença e tivermos de passar o exame mais difícil de Tóquio", indigna-se Kunio Miura. 

"Com as novas regras, as pessoas passam a poder vender fugu depois de ir apenas a uma aula e ouvir durante um dia". A legislação de Tóquio sobre o peixe-balão é atualmente a mais rígida do Japão. Nalgumas cidades, há muito que os restaurantes vendem fugu pré-preparado. 

* É melhor não experimentar. 

.

Sem comentários: