20/05/2012

13 - FIGURAS DO ESTADO NOVO »»» sarmento rodrigues



Manuel Maria Sarmento Rodrigues (Freixo de Espada à Cinta, 15 de Junho de 1899 — Lisboa, 1 de Agosto de 1979) foi um oficial de Marinha de Guerra Portuguesa, administrador colonial e professor de grande nomeada. 

Biografia 
Nasceu a 15 de Junho de 1899 no concelho de Freixo de Espada à Cinta. Depois de frequentar o Liceu em Bragança e a Universidade de Coimbra, ingressou na Escola Naval, concluindo o curso de Marinha em 1921. 
REPÚBLICA
Como oficial subalterno, embarcou no NRP República (a bordo do qual acompanhou a viagem aérea de Gago Coutinho e Sacadura Cabral através do Atlântico Sul) e no NRP Lis, foi ajudante-de-campo do governador-geral da Índia e, a bordo do transporte NRP Pero de Alenquer, prestou assistência às vítimas do terramoto de 1926 que naquele ano abalou o Faial. 
PERO DE ALENQUER
Viajou extensamente pelas colónias portuguesas do Extremo Oriente e África. Em 1936 fez parte da Missão Hidrográfica das Ilhas Adjacentes, organismo encarregue de fazer o levantamento dos mares dos Açores e Madeira. Paralelamente frequentou a Escola Superior Colonial. 
FAROL DOS CAPELINHOS

 Em 1941 assumiu em Ponta Delgada o comando do contratorpedeiro NRP Lima, cargo que manteve até 1945. A bordo do Lima participou em várias operações de salvamento de navios torpedeados nos mares dos Açores no decurso da Segunda Guerra Mundial.Enquanto comandante do contratorpedeiro Lima e durante um dos salvamentos o seu navio sofreu uma inclinação de 67º. Este feito único na história da navegação está descrito na obra "O Nosso Navio" 
LIMA

Como oficial superior, iniciou uma fase da sua carreira dedicada à administração colonial, sendo Governador da Guiné Portuguesa entre 1945 e 1949. Em 1950 integrou o Governo de António de Oliveira Salazar como Ministro das Colónias (a partir de 1951, Ministro do Ultramar), tendo nessas funções implementado uma vasta reforma da administração colonial portuguesa e visitado o Extremo Oriente, o Sueste Asiático e a África. Entre 1961 e 1964 foi governador-geral de Moçambique. 
HOTEL POLANA EM MEADOS DO SEC XX NA EX-LOURENÇO MARQUES

 Faleceu em Lisboa em 1979. Publicou extensa obra sobre assuntos navais, de defesa e de administração colonial. É autor de Os Ancoradouros das Ilhas dos Açores, um roteiro detalhado dos mares e costas do arquipélago, resultado da sua experiência no comando do contratorpedeiro Lima em comissão nos Açores durante a Segunda Guerra Mundial. 

 Obras publicadas
  • Os maometanos no futuro da Guiné Portuguesa, 1948.
  • Presença de Moçambique na vida da Nação, Agência Geral do Ultramar, Lisboa, 1964.
  • Os Ancoradouros das Ilhas dos Açores, Instituto Hidrográfico, Lisboa, 1970.
  • Alguns aspectos dos nossos problemas do Ultramar, Porto : Centro de Estudos e Formação Imperial, 1952.
  • Aos Portugueses da Índia : alguns discursos proferidos e mensagens enviados pelo Ministro do Ultramar… Sarmento Rodrigues…, Divisão de Publicações e Biblioteca, Agência Geral do Ultramar, Lisboa, 1954.
  • O Capitão César Maria de Serpa Rosa (1899-1968): inspector-superior chefe da Administração Ultramarina (1899-1968), Lisboa.
  • Filipe Gastão de Almeida d'Eça ; apontamentos biográficos., Lisboa, Agência-Geral do Ultramar , 1969.
  • Description de la côte occidentale d'Afrique : (Senegal au Cap de Monte, Archipels) par Valentin Fernandes (1506-1510) ; préface, Sarmento Rodrigues . - Bissau : [s.n.] , 1951 (Lisboa : Sociedade Industrial de Tipografia)
  • Esperanças e realidades da vida portuguesa : (discursos, conferências, estudos) : 1950-60, Lisboa : Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, 1965.
  • Evolução recente da política africana, Lisboa : [Sociedade Industrial Gráfica] , 1960.
  • João Rodrigues Cabrilho : Achegas para a sua biografia, pelo Visconde de Lagoa. Prefácio do Comodoro Sarmento Rodrigues . - Lisboa : Agência Geral do Ultramar : [Paulino Ferreira, Filhos] , 1958.
  • No governo da Guiné : discursos e afirmações, Lisboa : Agência Geral das Colónias , 1949.
  • Portugal na Índia : discurso proferido na Assembleia Nacional em 1 de março de 1950, Agência Geral do Ultramar, Divisão de Publicações e Biblioteca, Lisboa : [s.n.] , 1954 (Paulino Ferreira, Filhos, imp.)
  • Nelson's heroic life, Agência Geral do Ultramar, Lisboa, 1962.


IN "WIKIPEDIA"

.

Sem comentários: