15/04/2012

MIGUEL PACHECO


Roger, o turista feliz

É um retrato fabuloso."Todas as pessoas me perguntam porque deixei a América por Portugal?" Nos anos 80, Roger Adams era apenas um turista plantado em Lisboa. Hoje, emigrado e reformado, já tem a resposta afinada."Em Portugal temos TV por cabo com 106 canais (muitos deles da América em inglês, smartphones, banca online, centros comerciais, o maior casino na Europa, ópera, ballet e museus".

Em 20 anos, este turista assistiu no sofá ao endividamento nacional e ao elogio de um país que consegue ser líder em muita coisa – menos na sua própria sustentabilidade financeira. Ontem, se ligasse a TV e ficasse nos quatro primeiros canais, Roger teria um retrato mais correto do país para onde emigrou. A abrir, o congelamento das reformas. A seguir, o segredo para evitar uma corrida desenfreada. Depois, a violência, a pobreza, a maternidade Alfredo da Costa e todos os assuntos deprimentes que enchem os telejornais das 8. Portugal real? Nem por isso. “Para os reformados ativos (sugere o americano no Wall Street Journal), existe muito por fazer: golfe, vela, mergulho, andar de bicicleta”. Roger ainda se pode dar ao luxo de gozar férias num país barato. Na América, não são assim tantos. Os últimos números – pasme-se – dizem que a maioria dos americanos chegam ao pós 65 apenas com 25% que precisam para viverem na reforma. Ou seja, só um quarto do rendimento para 20 ou mais anos de vida.

Preocupante? Talvez. Sobretudo se não percebermos bem o debate que vamos começar agora. Ao congelar reformas antecipadas, Passos Coelho deu o último passo para lançar um debate que é querido à maioria PSD-CDS. O plafonamento – ou a imposição de tetos máximos que depois são complementados por uma quota privada – é o caminho que se segue num país que não tem outro remédio senão desonerar os cofres da segurança social.

As correções à esperança de vida e o novo cálculo contributivo não conseguiram diluir nas contas o fardo de demasiadas pensões exageradas para tão poucos descontos. O verdadeiro debate da segurança social começa agora. 



IN "DINHEIRO VIVO"
10/04/12

.

Sem comentários: