15/04/2012

.

ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Mãe desiste da quimioterapia
 para salvar o bebé

Sarah Brook adiou a quimioterapia para ter o bebé. Agora o cancro que tinha no intestino alastrou para o pâncreas, pulmões e pescoço. E já não tem cura

Sarah Brook estava grávida de seis meses quando descobriu que tinha um cancro no intestino. Mas decidiu adiar o tratamento para salvar o seu bebé. Conseguiu: o gesto realmente salvou a criança, que nasceu prematura com 27 semanas. Contudo, teve o efeito inverso na mãe.

O cancro de Sarah está agora mestastizado no pâncreas, intestinos, pulmões e pescoço. E, de acordo os médicos que a têm acompanhado, não pode ser curado.

Segundo os profissionais, terão sido as hormonas da gravidez que aceleraram o crescimento do tumor. A britânica só poderia ter adiado o tratamento por algumas semanas, mas esperou demasiado tempo.

Embora tenha nascido antes de tempo, Polly Jean, a filha (agora com quatro semanas), está a crescer e a ficar cada vez mais forte. Já a mãe estará num estado terminal.

Casos como os de Sarah, com esta quantidade de tumores secundários, são muito raros. Há apenas relato de 25 em todo o mundo. Apesar disso, a britânica - qe agora vive na Austrália -, está a fazer quimioterapia no Royal North Shore Hospital, em Sidney.

O cancro do intestino é difícil de diagnosticar em mulheres grávidas porque os sintomas podem confundir-se com os de uma gravidez normal - náuseas, vómitos, dores nas costas e alterações nos intestinos.


* Não há palavras....

.

Sem comentários: