29/04/2012

.

ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

 A comunidade mais pobre dos EUA
Mais de 40% da população vive abaixo 
do limiar da pobreza

Os habitantes da localidade de Owsley, no Kentucky (EUA), parecem ter ficado parados no tempo. 
A maioria vive sem água ou electricidade, em casas que se deterioram diariamente e onde o lixo e os objectos velhos se acumulam. Na região não há trabalho: a queda nos mercados de carvão, madeira e tabaco ditou o desemprego de grande parte dos 4700 habitantes. 
De acordo com os censos (estudo estatístico referente a uma população) de 2010, a comunidade de Owsley tem, em média, o rendimento familiar mais baixo dos EUA - 41,5% dos habitantes vivem abaixo do limiar da pobreza. Não há dinheiro para combustíveis, o que leva muitas pessoas a escolherem o cavalo ou o burro como meio de transporte e o comércio local apenas consegue ter algum lucro graças à curiosidade dos turistas que querem espreitar a vida em Owsley.

 O baile de finalistas da escola secundária local, a Owsley County High School, é o acontecimento do ano. As adolescentes têm direito a vestidos com folhos coloridos e os penteados elaborados são feitos em casa pelas respectivas mães. Para os jovens da zona este é o último dia de festa antes de enfrentarem a vida adulta e as dificuldades da região.

 * O El Dorado da economia de mercado.


.

Sem comentários: