29/04/2012

.

  ONTEM NO
"i"

Dia Mundial do Sorriso
Portugueses sorriem cada vez menos 
por causa da crise 

Um especialista em expressões faciais considerou hoje que a degradação das condições sociais nos últimos quatro anos levam os portugueses sorrirem cada vez menos, mesmo as mulheres, que eram mais expressivas do que os homens. 
O diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa, Armindo Freitas-Magalhães, afirmou, numa resposta escrita enviiada à Lusa, que “o sorriso na face dos portugueses tem vindo a desaparecer ao longo dos anos, com marcação acentuada nos últimos quatro anos”. 
SORRISO DE TUGA

 “A face do país é visível na face dos portugueses. Os momentos de adversidade, por mais que se tente disfarçar, inibem a expressividade do sorriso humano, principalmente o sorriso largo (acentuado movimento dos músculos faciais, aproximando-se da emoção básica alegria, semelhante, na sua morfologia, ao riso) e isso é preocupante”, explicou Armindo Freitas-Magalhães, em declarações feitas na véspera do Dia Mundial do Sorriso, que se assinala domingo. 
Ainda que as crianças continuem “imunes à crise” e os homens tenham sido “os que sempre sorriram menos”, as mulheres também “deixaram de sorrir como o faziam antes”, sendo agora portadoras de uma “face neutra”. Segundo o académico do laboratório que tem desenvolvido um estudo sobre “Uma década de sorriso" em Portugal, “nos últimos anos o sorriso tem sido mais pedido do que dado” em Portugal. “Por isso é que sou contra o dístico ‘Sorria, que está a ser filmado’: é uma intromissão na esfera psicológica das pessoas, mas uma estratégia segura de identificação de quem sorri”, declarou Freitas-Magalhães.


 * Que motivos temos para sorrir???? 


 .

Sem comentários: