05/04/2012


.


HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Subsídios repostos gradualmente em 2015

Pedro Passos Coelho afirmou que o Governo pretende 'repor gradualmente', os subsídios de férias e de Natal.

O primeiro-ministro afirmou ontem que os subsídios de férias e de Natal serão repostos gradualmente a partir de 2015, argumentando que o programa de ajuda externa a Portugal decorre até 2014 e tem uma base anual.
Em entrevista à Rádio Renascença, questionado sobre a reposição do montante dos cortes dos subsídios de férias e de Natal aplicados ao setor público e aos pensionistas, Pedro Passos Coelho afirmou que o Governo pretende 'repor gradualmente esses subsídios', porque 'dificilmente o Estado conseguiria encaixar num ano a reposição de todo esse benefício',
Interrogado sobre quando é que essa reposição vai começar a ser feita, o primeiro-ministro respondeu: 'Eu creio que é depois de 2014, porque o nosso programa de ajustamento decorre até 2014, portanto, só depois disso, e tem uma base anual, como é evidente. Portanto, a partir de 2015 haverá reposição desses subsídios',
'Com que ritmo, com que velocidade? Não sabemos. É inequívoca a vontade do Governo de o fazer, respeitaremos a decisão do Tribunal Constitucional nessa medida. Portanto, independentemente do ritmo, não deixaremos de o fazer a partir desse ano', concluiu Passos Coelho.
Nesta entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro adiantou que 'é uma possibilidade', a redistribuição dos subsídios de férias e de Natal pelas atuais doze mensalidades dos funcionários do setor público e dos pensionistas.
'É uma possibilidade, não a posso afastar. Posso até dizer que chegámos a equacionar essa possibilidade já para este ano', referiu.
Sobre a reposição dos subsídios de férias e de Natal, o primeiro-ministro começou por observar: 'Às vezes parece-me que nós gostamos de arranjar sarna para nos coçarmos. E uma das formas de arranjar sarna é começarmos a antecipar problemas que podemos vir a ter em contextos que não conhecemos'.


* Promessas aos bochechos para gargarejar...


.

Sem comentários: