05/04/2012

.


HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

OCDE
 Portugal liderou quedas do PIB
 no último trimestre de 2011

Portugal foi o país da OCDE que registou a maior quebra no PIB nos últimos três meses de 2011, segundo as contas trimestrais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, hoje divulgadas. Não são apresentados dados actualizados para Grécia, que terá com grande probabilidade sofrido uma queda superior.

No último trimestre de 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional recuou -1,3%, face aos -0,6% dos três meses anteriores, ficando abaixo da média comunitária e da zona euro (-0,3 %), desconhecendo-se a evolução na Grécia, cujos dados não foram divulgados.


Nos 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o crescimento do PIB abrandou para 0,2% no último trimestre de 2011, face aos 0,6% do terceiro trimestre.

O desempenho da economia piorou na generalidade dos países europeus, designadamente na maior economia, a alemã, que recuou 0,2%, quando havia ainda crescido 0,6% no trimestre anterior.

Já nos EUA, o PIB acelerou no último trimestre para 0,7%, graças ao consumo privado e ao aumento de 'stocks', enquanto o Japão registou uma forte quebra de 0,2% face ao crescimento de 1,7% do trimestre anterior, que tinham sido alvo de uma revisão técnica.

Não obstante o mau desempenho, sobretudo da Europa, na recta final de 2011, a OCDE acredita que o pior dos cenários – a economia mundial regressar a uma nova recessão ou mesmo mergulhar numa depressão - foi afastado.

“As perspectivas de curto prazo melhoraram relativamente ao que se assumia no final de 2011, mas os indicadores ainda sugerem uma retoma frágil” que pode ser posta em causa pelos desenvolvimentos no preço do petróleo e na crise da dívida na Zona Euro, avisou a organização presidida por Angel Gurría (na foto) há uma semana, no âmbito da avaliação intercalar das perspectivas económicas das sete economias mais industrializadas (G7).


* Certamente mais um Kulapso governativo! Porque a Divina Providencia não lhes provoca um verdadeiro colapso, não fazem falta ao país???


.

Sem comentários: