22/01/2012




ONTEM NO
"A BOLA"

«Árbitros devem andar de cabeça erguida»
. - Vítor Pereira

O presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Vítor Pereira, regozijou-se ontem, em Santarém, na apresentação do órgão a que presidente e da respetiva Comissão de Apoio Técnico (CAT), que decorrem em Santarém, com o trabalho que está a ser feito para melhorar as condições dos juízes de campo. E prometeu diluir os poderes instituídos.

«Queremos ajudar a projetar a arbitragem, em parceria com o futebol. Estamos bem classificados no ranking mundial de seleções, também estamos no top ten da arbitragem, mas queremos evoluir. Temos de quebrar a inércia nesta fase inicial. Sabemos que nem tudo é fácil. Há alguns poderes instituídos e situações do passado que vamos ter de diluir. Vamos estar muito centrados no futuro, no sucesso e no progresso das pessoas. Temos um grupo de jovens árbitros, nas segundas e terceiras categorias nacionais, que, de algum modo, têm estado esquecidos. Vamos suscitar neles a vontade do progresso, de querer chegar mais alto, de querer evoluir. Para isso vão ter de trabalhar, vão ter de se esforçar. O mérito e o trabalho darão frutos», afirmou Vítor Pereira, pouco após a entrega das insígnias da FIFA aos 28 árbitros internacionais portugueses (entre futebol profissional, amador, feminino, de praia e futsal).

«Tenho para gerir um plantel de 77 árbitros na primeira categoria e mais três mil nas outras. Gente com muita ambição e que também quer entrar em campo, como os jogadores também querem. É esse sentido de equidade e respeito pelo sacrifício, pelo esforço, pelo mérito, que vamos pautar a nossa prática. Esta cerimónia serviu para por a família do futebol a par do que se faz na arbitragem. É partilhar com as pessoas sonhos, ambições, objetivos! Partilhar com os adeptos que os árbitros são pessoas, que não têm razão para se esconder, que não têm nada a temer, que podem andar de cabeça erguida. Queremos fazer parte da festa do futebol», concluiu Vítor Pereira.

Francesco Bianchi, suíço e especialista da UEFA para o setor, assistiu à cerimónia, que decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.


* Nem que seja com colares cervicais...


.

Sem comentários: