22/01/2012


ESTA SEMANA NA
"VISÃO"
As novas terapias contra o cancro
A palavra assusta e os números ainda mais. Mas 
há tratamentos novos a chegarem aos nossos 
hospitais públicos e ofertas que só se fazem 
no privado e no estrangeiro.

Caso: Com um nódulo no pulmão, Simão Pimentel fez Apenas quatro sessões de uma radioterapia especial e voltará a ser monitorizado dentro de três meses.

Terapia: Radioterapia estereotáxica extracraniana
Indicações: Aplica-se a tumores pneumológicos e hepáticos, em casos de intolerância à cirurgia, no seu estádio inicial. Pode também ser usado como paliativo, para anular a dor provocada por metástases

Onde há: Hospital do Barreiro

Quanto custa: Integrado no SNS, é isento para doentes do foro oncológico

OUTRAS NOVAS TERAPIAS:

Vacina de células dendríticas
Indicações: Estudos apresentam melhores resultados em tumores do rim, cérebro, próstata e pele, embora possa aplicar-se em todos os casos de tumores "sólidos"

Onde há: Alemanha (Institut für Tumortherapie, Duderstadt, e Medical Center Cologne, Colónia); Reino Unido (Cancer Vaccine Institute, Selborne); EUA (MD Anderson, Texas)

Quanto custa: Cerca de 5 mil euros por toma. Um paciente precisa, em média, de 4 a 6 doses, espaçadas no tempo. Acresce o preço das viagens e estada.

Neurocirurgia com fluorescência
Indicações: Aplica-se a tumores da cabeça. Permite uma maior precisão durante a cirurgia Onde há: Hospital Egas Moniz e Hospital da Luz, em Lisboa

Quanto custa: Integrado no SNS, é isento para doentes do foro oncológico. No Hospital da Luz custa 9 500 euros (valor médio, com acordo)

Ipilimumab
Indicações: Melanoma avançado. Mostrou regressão do tumor e aumento da esperança de vida

Onde há: Em qualquer serviço de oncologia, desde que exista orçamento e autorização do Infarmed

Quanto custa: A nível público, é gratuito para o doente, caso o hospital solicite uma Autorização de Utilização Especial. No privado custa 65 mil euros


* É sempre uma luta com carácter de urgência


.

Sem comentários: