30/01/2012



HOJE NO
"PÚBLICO"

Incapacidade de pagamento 
gerou aumento de 18%
Famílias e promotores entregaram 6900 casas
e terrenos aos bancos no ano passado

No ano passado 6900 famílias e promotores imobiliários entregaram 6900 casas e terrenos aos bancos por não conseguirem suportar os encargos com os respectivos empréstimos, o que representa uma subida de quase 18% face a 2010.

Os dados são da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMI) e significam que em 2011 foram entregues 19 casas por dia para abater ao crédito concedido para a sua compra, segundo a imprensa económica de hoje.

A dação de imóveis em pagamento atingiu um pico de 1100 em Dezembro, o que foi “o corolário de um segundo semestre muito difícil”, segundo disse o presidente desta associação, Luís Lima, ao Jornal de Negócios.

As entregas feitas pelos promotores imobiliários representam a escalada da crise do imobiliário para uma nova etapa. Nos anos mais recentes as dações em pagamento/ penhoras incidiam esmagadoramente sobre particulares que não conseguiam suportar os encargos assumidos, mas a queda do mercado imobiliário devido ao agravamento da crise veio atingir muitos promotores, que não conseguem vender os seus empreendimentos.

Em 2011, as vendas de imóveis estiveram ao nível mais baixo desde 1980, com 194 mil transacções, menos 7,2% do que em 2010, também segundo dados da APEMI. A queda é de quase 20% face a 2008.

O aumento registado em Novembro evitou que a queda fosse tão forte como antes previsto, o que o Luís Lima disse ao Diário Económico ter constituído “uma surpresa”, apesar de normalmente Dezembro ser um mês mais forte em vendas que os restantes.


* Diáriamente, nos próximos meses, vão ser muito mais de dezanove e entregar as casas aos bancos.


.

Sem comentários: