27/12/2011




HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Emigração
"Muitos e muitos milhares" estão a abandonar Portugal

Conselheiro da Comunidade Portuguesa na Suíça garante que só este ano emigraram mais 120 mil portugueses para o estrangeiro.

Manuel Beja na Suíça considerou hoje em declarações à TSF que o número de 100 a 120 mil portugueses que emigraram em 2011, avançado pelo secretário de Estado é estranhamente baixo. O secretário de Estado das Comunidades Portuguesa em declarações ao jornal i diz que este ano emigraram entre 100 mil a 120 mil portugueses. José Cesário explica que não existem dados concretos sobre as saídas de Portugal, mas sabe-se que estão a aumentar. “Esta é uma tendência dos últimos anos. A onda de emigração dura há quatro, cinco ou seis anos”, afirma o secretário de Estado, acrescentando que o movimento “está a aumentar para países como a Suíça, a França ou o Brasil”, acrescenta o governante.

Já o conselheiro Manuel Beja ficou surpreendido com a "precisão dos números" avançados por José Cesário, "embora se justifique que é impossível ir-se muito mais longe". "É impossível dar-se uma visão muito clara dos números das pessoas que estão a abandonar Portugal. São muitos e muitos milhares. Famílias inteiras que estão a abandonar Portugal, porque estão totalmente desesperadas com a situação", garantiu. Manuel Beja aposta mesmo que "foi muito superior" a 120 mil pessoas que abandonou Portugal em 2011, por causa das "viagens que se fazem aos outros países e também por aquilo que notamos no país onde resido".

"O cenário continua a ser negro para os que vêm para aqui tentar a sua sorte na Suíça, porque vão ter dificuldades em encontrar um posto de trabalho e também um pouco negro para a comunidade, que por muito solidária que seja com os novos emigrantes vai ter também dificuldades em acolhê-los", explicou. Este conselheiro assegurou ainda que a procura de emigrantes pela Suíça "está a desenvolver-se de forma acelerada", algo que pode ser visto «nas colectividades de portugueses na Suíça, nas associações e nos clubes».


* Ao contrário do que muitos iluminados têm vindo afirmar que a emigração portuguesa é um fenómeno natural, nós consideramos como "natural" o despesismo governamental( Ex. 5 administradores por unidade hospitalar), a prepotência empresarial, a justiça lenta, que com toda a "naturalidade" empurram os portugueses para fora do país.

.

Sem comentários: