HOJE NO
"PÚBLICO"
Crianças plantam bosque
com 350 árvores
nas margens do rio Minho
Crianças do Norte de Portugal e da Galiza vão plantar, nesta quarta-feira, 350 árvores de espécies autóctones que passarão a formar um novo bosque nas margens do rio Minho, entre Valença e Tui.
Trata-se de uma iniciativa do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, em colaboração com as autoridades e autarcas dos dois lados da fronteira, por ocasião do Dia Internacional da Floresta Autóctone.
“Queríamos fazer mais do que seminários ou conferências dos dois lados da fronteira, como é habitual, mas sim uma acção prática que permitisse conjugar sinergias”, explicou Elvira Vieira, directora daquele agrupamento transfronteiriço.
No total serão plantadas, entre as duas margens do rio, 350 árvores – de várias espécies, como castanheiros, freixos e amieiros - que passarão a representar um bosque com a forma da euro região Galiza - Norte de Portugal. “Será uma nova atracção que ali vai nascer e marcará a primeira acção visível da eurocidade Valença-Tui, entretanto criada”, acrescentou Elvira Vieira.
Todas as árvores a plantar serão apadrinhadas por uma centena de crianças, com idades entre os quatro e os seis anos, além de autarcas, políticos e especialistas da área da cooperação transfronteiriça. “Cada árvore terá uma cédula própria onde vai constar o nome da pessoa que a apadrinhou, para reforçar a importância desta iniciativa e fortalecer os laços de cooperação entre a euro-região”, sublinhou a directora daquele agrupamento.
* Viva a Educação Ambiental e desejamos que os pais destas crianças deixem de cuspir para o chão, será um bom exemplo.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário