HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Vitor Gaspar em 12º lugar
no 'ranking' do FT
no 'ranking' do FT
(Finantial Times)
O guia do jornal económico britânico baseia-se em informações estatísticas dos países de origem de cada ministro e na opinião de economistas e comentadores. Para o FT, a deterioração do ambiente económico e financeiro nos últimos tempos constitui um momento particularmente difícil para quem lidera a pasta das Finanças na Europa.
De um total de 19 governantes, o ministro das Finanças português foi considerado o décimo segundo melhor da Europa em 2011.
Em primeiro lugar na lista está o ministro das Finanças sueco, Anders Borg, seguido pelo alemão, Wolfgang Schäuble, e pelo pelo polaco, Jacek Rostowski.
O jornal explica que os ministros foram ordenados, do melhor para o pior desempenho em 2011, com base na sua capacidade política, no desempenho económico do seu país e na credibilidade nos mercados. Foram escolhidos os países com as maiores 19 economias da UE, onde se incluem todos os do euro.
Foi precisamente nas competências ao nível da credibilidade que Vitor Gaspar registou o pior desempenho, com uma classificação de 18, sendo que a nota vai de 1 a 19 e o 1 é a classificação máxima.
Já na apreciação relativa ao desempenho económico, o ministro recebeu 16 pontos. A posição de Vitor Gaspar só não é pior devido ao posicionamento no 5ª lugar no ranking da política.
Atrás de o governante português figuram os ministros das Finanças espanhol, Austríaco, francês, dinamarquês, húngaro e italiano. O responsável pela pasta das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos ficou no último posto.
* O nosso ministro está com a credibilidade de rastos, na óptica do FT, mas o jornal não prima pela isenção, isso já foi chão que deu uvas.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário