17/11/2011


HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Troika defende 
corte de salários no privado

Portugal teve nota positiva no plano de ajustamento e receberá mais oito mil milhões de euros. Pior foram os recados. A 'troika' quer cortes nos salários privados à imagem do sector público, mas não garante que sacrifícios sejam suficientes para que se viva melhor dentro de dois anos

A missão da troika exige um corte de salários no privado à imagem do que está planeado para o sector público no próximo ano e seguintes com a eliminação "temporária" dos subsídios de Natal e de férias, medida que afectará também os pensionistas. Os avaliadores dizem que os "salários do sector privado deverão seguir o exemplo do sector público e aplicar cortes sustentados".

Em entrevista ao DN/Dinheiro Vivo, Jürgen Kröger, chefe de missão de Bruxelas, insiste que "a redução no sector público terá um impacto significativo no sector privado", embora não a considere negativa. "Contribui para a maior competitividade", referiu.

Os líderes da troika apresentaram ontem, em Lisboa, a segunda avaliação ao programa de ajustamento português, o qual recebeu nota positiva. Vítor Gaspar, o ministro das Finanças, sublinhou esse "sucesso". O Governo pode, assim, receber nova tranche de crédito externo de oito mil milhões de euros.



* O governo teve nota positiva no enorme sucesso que é ser  "Promotor de Fome".


.

Sem comentários: