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HOJE NA
"EXAME INFORMÁTICA"
"EXAME INFORMÁTICA"
F-16 da Força Aérea Portuguesa
participa em reabastecimento em
voo totalmente automático
A Airbus afirma que o sistema A3R não requer equipamento adicional na aeronave recetora e que visa reduzir a carga de trabalho do operador de reabastecimento aéreo.
A Airbus revela em comunicado de imprensa que cumpriu com
êxito a primeira operação de reabastecimento air-to-air (A3R) totalmente
automática, através de um sistema de lança (boom system). A campanha de testes
de voo, realizada no início do ano sobre o Oceano Atlântico, envolveu um avião-cisterna
de teste da Airbus, equipado com a solução Airbus A3R, e uma aeronave de
combate F-16 da Força Aérea Portuguesa, que atuou como como receptor.
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Assim que o procedimento é activado pelo operador de
reabastecimento aéreo (ARO), o sistema A3R solta a lança automaticamente
e mantém o alinhamento entre a ponta da lança e o recetáculo; o
alinhamento adequado e a estabilidade do receptor são verificados em
tempo real para manter uma distância segura entre a lança e o receptor e
também para determinar o momento ideal para estender o feixe telescópico
para alcançar a conexão com o receptor. “Nesta altura, a transferência
de combustível é iniciada para abastecer a aeronave receptora e, uma vez
concluído o abastecimento e dada a ordem de desconexão, a lança é
afastada do receptor, retraindo o feixe telescópico para manter uma
distância de separação segura”, refere o comunicado da Airbus. Durante
esse processo, o ARO simplesmente monitoriza a operação.
Este teste está integrado na fase de industrialização dos
sistemas A3R, antes de sua implementação no desenvolvimento do avião-cisterna
A330 MRTT. A Airbus afirma que o sistema A3R não requer equipamento adicional
na aeronave receptora e que visa reduzir a carga de trabalho do ARO, melhorar a
segurança e optimizar a taxa de transferência de reabastecimento air-to-air em
condições operacionais.
“A campanha envolveu um total de 45 horas de teste de voo e
120 contactos secos feitos através do sistema A3R, e cobrindo todo o envelope de
reabastecimento aéreo, ao mesmo tempo em que o F-16 e o MRTT consolidam a
maturidade e as capacidades do desenvolvimento neste estágio”, pode ler-se no
comunicado. A fase de certificação começará em 2021.
* Tecnologia em ensaio.
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