17/04/2020

.
HOJE  NA
"EXAME INFORMÁTICA"
F-16 da Força Aérea Portuguesa 
participa em reabastecimento em 
voo totalmente automático

A Airbus afirma que o sistema A3R não requer equipamento adicional na aeronave recetora e que visa reduzir a carga de trabalho do operador de reabastecimento aéreo.

A Airbus revela em comunicado de imprensa que cumpriu com êxito a primeira operação de reabastecimento air-to-air (A3R) totalmente automática, através de um sistema de lança (boom system). A campanha de testes de voo, realizada no início do ano sobre o Oceano Atlântico, envolveu um avião-cisterna de teste da Airbus, equipado com a solução Airbus A3R, e uma aeronave de combate F-16 da Força Aérea Portuguesa, que atuou como como receptor.
.

Assim que o procedimento é activado pelo operador de reabastecimento aéreo (ARO), o sistema A3R solta a lança automaticamente e mantém o alinhamento entre a ponta da lança e o recetáculo; o alinhamento adequado e a estabilidade do receptor são verificados em tempo real para manter uma distância segura entre a lança e o receptor e também para determinar o momento ideal para estender o feixe telescópico para alcançar a conexão com o receptor. “Nesta altura, a transferência de combustível é iniciada para abastecer a aeronave receptora e, uma vez concluído o abastecimento e dada a ordem de desconexão, a lança é afastada do receptor, retraindo o feixe telescópico para manter uma distância de separação segura”, refere o comunicado da Airbus. Durante esse processo, o ARO simplesmente monitoriza a operação.

Este teste está integrado na fase de industrialização dos sistemas A3R, antes de sua implementação no desenvolvimento do avião-cisterna A330 MRTT. A Airbus afirma que o sistema A3R não requer equipamento adicional na aeronave receptora e que visa reduzir a carga de trabalho do ARO, melhorar a segurança e optimizar a taxa de transferência de reabastecimento air-to-air em condições operacionais.

“A campanha envolveu um total de 45 horas de teste de voo e 120 contactos secos feitos através do sistema A3R, e cobrindo todo o envelope de reabastecimento aéreo, ao mesmo tempo em que o F-16 e o MRTT consolidam a maturidade e as capacidades do desenvolvimento neste estágio”, pode ler-se no comunicado. A fase de certificação começará em 2021.

* Tecnologia em ensaio.

.

Sem comentários: