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Plataformas como Zoom, Colibri e Moodle estão a ser utilizadas por professores, do ensino secundário e superior, para darem aulas à distância, fazendo face às medidas de contenção da covid-19, que levaram ao encerramento dos estabelecimentos educativos.
HOJE NO
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Aulas pela 'net' invadidas por hackers. Professores
já tinham alertado para este perigo
já tinham alertado para este perigo
Presidente do Sindicato Nacional do Ensino
Superior admite ao SOL perigo para a “integridade académica” e lamenta
que docentes estejam a ser tão pressionados para recorrer a estas
plataformas de videoconferência.
Plataformas como Zoom, Colibri e Moodle estão a ser utilizadas por professores, do ensino secundário e superior, para darem aulas à distância, fazendo face às medidas de contenção da covid-19, que levaram ao encerramento dos estabelecimentos educativos.
Os programas permitem aos alunos e docentes estarem mais próximos, mas levantam sérios problemas de segurança.
Ao SOL, o presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, Gonçalo Leite Velho, considera que se tratou de uma confirmação dos alertas já manifestados à comunidade educativa e também à tutela.
O também docente universitário confirma que tiveram conhecimento dos
vídeos de ‘boicote’ entre quinta e sexta-feira e mostrou-se
verdadeiramente preocupado com a situação da falta de segurança em que
ocorre esta prática, agora “massificada”, do ensino à distância.
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Gonçalo Leite Velho admite mesmo que a “integridade académica” pode
estar em risco, lembrando que os professores “estão ser pressionados”
para utilizarem as plataformas, nas quais usam credenciais
institucionais, que podem ser acedidas indevidamente por outros.
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Para o presidente do sindicato, um dos maiores problemas, que é preciso acautelar no futuro, é a avaliação de exames e testes externos, cujos dados podem ficar à mercê de terceiros.
Para o presidente do sindicato, um dos maiores problemas, que é preciso acautelar no futuro, é a avaliação de exames e testes externos, cujos dados podem ficar à mercê de terceiros.
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“A tecnologia também tem os seus limites”, defende ao SOL, acrescentando que não pode haver uma “confiança excessiva no ensino à distância” e que os professores, muitas vezes a usarem as plataformas pela primeira vez, não podem ser tão pressionados para recorrer a elas. “É necessário evitar os voluntarismos”, apela.
“A tecnologia também tem os seus limites”, defende ao SOL, acrescentando que não pode haver uma “confiança excessiva no ensino à distância” e que os professores, muitas vezes a usarem as plataformas pela primeira vez, não podem ser tão pressionados para recorrer a elas. “É necessário evitar os voluntarismos”, apela.
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Por outro lado, Gonçalo Leite Velho não nega os méritos do ensino à distância, mas sublinha que se antes se recorria de forma pontual agora está a ser usado massivamente como principal veículo educacional, o que aumenta também o interesse dos hackers.
Por outro lado, Gonçalo Leite Velho não nega os méritos do ensino à distância, mas sublinha que se antes se recorria de forma pontual agora está a ser usado massivamente como principal veículo educacional, o que aumenta também o interesse dos hackers.
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É por isso importante adotar boas práticas de segurança digital. Aliás, depois de vários alertas, o Centro Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados emitiram uma série de orientações para a utilização segura das plataformas mais utilizadas.
É por isso importante adotar boas práticas de segurança digital. Aliás, depois de vários alertas, o Centro Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados emitiram uma série de orientações para a utilização segura das plataformas mais utilizadas.
* O crime sempre consumiu tragédias.
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