29/04/2020

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Entidades desportivas, museus
 e organismos do Estado na mira de hacker de 19 anos detido

"Zambrius" é quinta-feira presente ao juiz Carlos Alexandre.

Entidades desportivas, associação de árbitros, museus, institutos e organismos do Estado e empresas privadas, incluindo a Altice, foram alguns dos alvos da pirataria informática do jovem de 19 anos detido pela PJ.
.
Contactado pela agência Lusa, Carlos Cabreiro, diretor da Unidade de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), adiantou que a investigação daquela unidade da PJ permitiu identificar e deter o jovem de 19 anos e um outro arguido de 23 anos, sendo que o primeiro tinha antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime.

O responsável da PJ referiu que o jovem de 19 anos - que será interrogado na quinta-feira por um juiz de instrução criminal (JUC) para aplicação das medidas de coação - foi identificado há anos por pertencer ao grupo de hackers `Anonymous´, mas não foi preso porque à data tinha 16 anos, ficando assim sujeito a medida de proteção de menores.

Foram realizadas quatro buscas domiciliárias na operação da PJ que ocorreram na zona da Grande Lisboa, incluindo na Ericeira (Mafra, Sintra), tal como noticiou ao início desta tarde o Correio da Manhã.

* A  senhora Procuradora-geral adjunta MARIA JOSÉ MORGADO avisa há anos que os meios do Estado para combater o cibercrime eram sempre poucos, nós desconfiamos que a maioria dos portugueses acham ser este crime menos real  do que aparenta, não lhe dão a importância que merece, vamo-nos lixar de certeza.

.

Sem comentários: