05/02/2020

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Iberolux. 
Rui Moreira propõe união ibérica... 
e o El País dá destaque à ideia

O autarca do Porto sugere a criação do Iberolux - à imagem do Benelux - em que Portugal e Espanha tenham uma cooperação mais estreita em diversos níveis. O El País dá destaque à ideia de Moreira e fala em fusão dos dois países.

Rui Moreira avançou com a proposta na semana passada durante o Cities Forum 2020, que decorreu no Porto. A ideia é criar um Iberolux no espaço ibérico, em que toma como modelo o Benelux, espaço de cooperação entre Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. O que o presidente da Câmara do Porto apelidou de "uma estratégia coordenada entre Portugal e Espanha", o jornal El País trata esta quarta-feira como uma "fusão entre Espanha e Portugal".
.
"A Iberolux, a fusão de Espanha e Portugal numa nova entidade", é a proposta do autarca do Porto, o independente Rui Moreira", começa o texto do diário espanhol, escrito pelo correspondente em Lisboa Javier Martin Del Barrio. No artigo, são transcritas as declarações da Rui Moreira, feitas à agência espanhola Efe à margem do Cities Forum 2020.

"Durante centenas de anos vivemos de costas voltadas, com enormes desconfianças. Felizmente, essa realidade hoje já não existe. A ligação entre as nossas cidades transfronteiriças é óbvia. Falamos um idioma que não é o mesmo, mas entendemo-nos. Temos um espaço ibero-americano que é essencial para ambos os países. Falta agora fazer o trabalho de construir o Iberolux", afirmou o presidente da Câmara do Porto.

As declarações de Moreira estão desde o dia 30 de janeiro publicadas sob o título "Presidente da Câmara defende criação do Iberolux" no portal Porto.pt, com o autarca a dizer que gostaria que houvesse uma aproximação mais efetiva, sem falar em fusão de países. O modelo citado, o Benelux, é espelho disso mesmo, uma união político-económica de cooperação entre países vizinhos - Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo - que mantêm a independência.

À agência Efe, Rui Moreira disse que as fronteiras entre a Galiza e Portugal praticamente já não existem, há milhares de turistas espanhóis a visitar as cidades portuguesas, há estudantes espanhóis, como na Extremadura a aprender a língua portuguesa. Tudo argumentos para uma cooperação mais estreita. "O trabalho de construção do Iberolux precisa ser feito", disse Moreira.

* O sr. Presidente anda ultimamente a surfar na crista da asneira, ele é o pavilhão Rosa Mota, ele é aplaudir o cônjuge da Isabelinha e agora que há regiões independentistas em Espanha ele saca da varinha mágica e toca a juntar. Deplorável....

.

Sem comentários: