13/01/2020

JOANA MARQUES

.





#Megxit

"Eu mal posso esperar para ser rei", cantava Simba, no "Rei Leão" (resolvi começar com uma citação especialmente erudita). Nessa mesma canção, o pequeno leão sonhava com os privilégios de monarca: "ninguém diz "já aqui!" ou "pára com isso!", um rei não tem que ter nenhum chato a aconselhar". Acredito que seja assim para o rei da selva, quanto mais não seja porque basta arreganhar os dentes para impor respeito.

Já na monarquia humana, a coisa é ligeiramente diferente. Se há coisa que reis, príncipes, até condes e barões têm de fazer é aturar conselheiros, acatar ordens, seguir regras. Não parece ser tão fascinante como nas histórias de princesas. Pode até haver algum glamour, mas é tão aborrecido como a passadeira vermelha dos Oscars: muita gente a olhar, muitos paparazzi, muitas conversas sem interesse e roupa muito cara. Só que, em vez de durar uma hora ou duas, se prolonga por uma vida inteira, o que no caso da rainha Isabel II parece ser uma verdadeira eternidade.

Esta semana, o Mundo parece ter ficado embasbacado com a decisão do príncipe Harry e da sua mulher, Meghan Markle, que renunciaram aos deveres reais. A parte de abdicarem também dos direitos é a que parece espantar mais as pessoas. Dizem eles que querem tornar-se "financeiramente independentes" da coroa. Então, vão abdicar de uma fortuna para construírem outra? Para quê tanto trabalho? O anúncio foi feito nas redes sociais dos duques de Sussex. É estranho juntar Facebook e títulos nobiliárquicos na mesma frase, mas são sinais dos tempos, tempos estes em que até é possível declarar guerra no Twitter. Foi uma semana difícil, esta. Ainda estávamos a tentar compreender a tensão entre Irão e EUA, quando surge uma tensão muito maior: entre Harry e a sua implacável avó. 

Acho-a mais assustadora do que Trump. O Canadá que se cuide, que ao receber o filho mais novo da princesa Diana pode habilitar-se a retaliações da Grã-Bretanha.

O casal informou que quer viver entre o Reino Unido e o Canadá, naquilo que denomina como "equilíbrio geográfico", e a que eu prefiro chamar "suficientemente longe da chata da avó mas ainda assim em solo da Commonwealth, não vá o diabo tecê-las". Esta vontade de emigrar indignou especialmente os cidadãos britânicos (sabemos que eles não gostam muito de estabelecer relações com outros países, daí o Brexit...). É que recentemente foram investidos milhões de euros do fundo soberano em obras na residência oficial de Harry e Meghan, para agora abandonarem os seus aposentos. Mais vale transformar aquilo num Airbnb... O que sempre me divertiu nisto das monarquias é que todo o povo acaba a discutir assuntos (aparentemente) de família, mas que são na verdade pagos pelos seus impostos: a mesada que o príncipe Carlos dá aos filhos, as obras que foram feitas em Frogmore Cottage, a segurança dos duques... O jornalista inglês Piers Morgan apelidou Harry e Meghan como "os dois pirralhos mais mimados da História", esquecendo Greta, que está em primeiro lugar, corada por Bolsonaro... Buckingham emitiu um comunicado, onde se pode ler que as negociações estão numa fase inicial e que se trata de uma questão complicada que levará tempo a ser resolvida.

Se o Brexit se arrastou desde 2016, contem com uma decisão a respeito do futuro de Harry lá para 2026. Por essa altura, já será Cristina Ferreira a reagir oficialmente em nome dos portugueses, com grande consternação. Ah, sim, a candidata às presidenciais de 2026 não deixou isso claro, mas sei de fonte segura que um dos pontos principais no programa de Cristina é transformar Portugal numa monarquia. Para gáudio de Cláudio Ramos, que adora os outfits das famílias reais, e desespero de D. Duarte, que nem a um cargo como trinchante terá direito na 1.ª Dinastia dos Ferreiras. Para cortar a carne, Cristina levará para a casa real o chef Olivier.

Voltando ao presente, apesar da ansiedade que tenho para conhecer este glorioso futuro: é curioso que tenham chamado a este abandono de Harry e Meghan "Megxit". Há coisas que são iguais em todo o Mundo: no que toca a deixarem de ligar à família, os homens são sempre uns fantoches na mão das mulheres. Seja o escriturário de Fernão Ferro que nunca mais ligou à mãe "porque um dia ela disse à Sónia que o bacalhau estava salgado e ela levou a mal", ou um dos membros sénior da família real britânica.

* Humorista

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
12/01/20 

.

Sem comentários: