04/07/2019

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Agendar a renovação do cartão de cidadão ou 
passaporte: novo site mostra a demora

Os tempos de espera podem ser longos, em algumas zonas do país. Chegar cedo à Loja do Cidadão não resulta. Mas o agendamento online pode resolver o problema

Nos últimos meses, renovar o cartão de cidadão, ou o passaporte, tornou-se difícil. Longas filas de espera nas Lojas do Cidadão esgotavam o atendimento dos serviços ainda antes da hora de abertura, em algumas cidades, como Lisboa.
.
Resultado de imagem para passaporte portuguêsO problema é conhecido: faltam funcionários para o atendimento, há mais procura (por várias causas, como as alterações à Lei da Nacionalidade). O que não era, até agora, possível de saber é a previsão, comparada, do agendamento disponível.

O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) tem um site próprio para que qualquer cidadão agende a renovação dos seus documentos. Mas a procura limita-se ao distrito, e concelho, que cada um de nós escolhe para marcar o agendamento.

Mas, em muitos casos, compensa marcar (pela urgência), num concelho próximo, ou mesmo noutro distrito.

Por isso, o perito informático João Pina criou um site onde estão visíveis as datas mais próximas em cada um dos distritos do País.

Aí é visível, por exemplo, que em Lisboa só há datas disponíveis para outubro. Mas em Mafra, é possível marcar para o início de setembro. Se a urgência for maior, em Leiria é possível marcar já para 20 de julho.

* O sr. Perito está errado ou o jornalista que consultou e interpretou mal o site. Em Lisboa na loja do Cidadão Laranjeiras a entrega normal de passaporte electrónico demora 6 dias.

.

Sem comentários: