04/07/2019

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Campanha de Cavaco recebeu 
253 mil euros suspeitos de 
financiamento ilegal com origem no BES

A campanha presidencial de Cavaco Silva em 2011 recebeu 253 mil euros de dez altos responsáveis do BES/GES cujo valor tinha origem no saco azul. A lei do financiamento das campanhas proíbe donativos de empresas.

A revista Sábado revela esta quinta-feira, 4 de julho, que a campanha presidencial de 2011 de Cavaco Silva - então Presidente da República, que se recandidatava a Belém - recebeu 253 mil euros de Ricardo Salgado e mais nove altos responsáveis do universo BES/GES, valor que depois terá sido devolvido pelo saco azul do grupo, a ES Enterprises.
.
Resultado de imagem para cavaco cartoonsEm causa estão os donativos de dez altos responsáveis do GES - entes eles Ricardo Salgado, José Manuel Espírito Santo Silva, Rui Silveira, Joaquim Goes, António Sousa, Amílcar Morais Pires - que são suspeitos de terem combinado um esquema de financiamento ilegal à candidatura de Cavaco. A revista cruzou os valores dos donativos com as transferências do saco azul de volta para esses responsáveis e encontrou vários casos em que o valor coincide "ao cêntimo".

Ou seja, esses dez altos responsáveis do grupo são suspeitos de terem financiado a campanha presidencial em 253 mil euros, montante que não era dos próprios mas sim da ES Enterprises, o chamado saco azul do grupo BES/GES. É este saco azul que está envolvido em vários processos judiciais como a Operação Marquês ou o caso EDP que envolvem José Sócrates, Manuel Pinho e Zeinal Bava.

* E quantas mais alvíssaras entraram nos alforges?

.

Sem comentários: