11/02/2019

INÊS CARDOSO

.






 A Venezuela e a cegueira

Na Venezuela há cerca de meio milhão de portugueses. Se outras razões não houvesse, esta é suficientemente forte para nos obrigar a olhar a situação daquele país com pinças. Mas é difícil pedir a um político que resista à tentação de fazer guerrilha partidária por tudo e por nada. Assim se explica facilmente a manhã agitada que ontem se viveu no Parlamento em torno do voto de pesar e de condenação pela morte de manifestantes na Venezuela.

Ao elaborarem o texto, PSD e CDS poderiam ter-se cingido à condenação da violência e ao apelo a uma resolução pacífica. Ao incluírem uma referência ao reconhecimento do "mandato democrático" de Juan Guaidó, provocaram a imediata divergência com o BE, PEV e sobretudo PCP. E este como reagiu? Apresentando um segundo texto que condenava a "nova operação golpista" e a "campanha de desestabilização e de agressão contra a Venezuela". Perante a radicalidade da posição pró-Maduro, os comunistas ficaram a falar sozinhos.

Há um problema de legitimidade política na posição do autoproclamado presidente interino. Como há na interferência dos Estados Unidos, sob uma Presidência pouco recomendável para gerir a crise naquele país. Mas há, acima da estrita discussão legal sobre a liderança de Juan Guaidó, um problema de ingovernabilidade que torna insustentável a posição de Nicolás Maduro. Os venezuelanos encontram-se numa situação sub-humana, sem acesso a bens essenciais, sem cuidados básicos de saúde, sem segurança e liberdade de expressão. Dominados pelo medo e pela dureza do quotidiano.

Há riscos nas tomadas de posição dos países europeus que, como Portugal, se apressaram a cercar Maduro? Sem dúvida. Mas com o risco vivem os venezuelanos há muito e ignorar o desastre humanitário a acontecer debaixo dos nossos olhos é uma alternativa ainda pior. Manter a fé na suposta legitimidade eleitoral de Maduro, enquanto o país morre todos os dias, é pura cegueira ideológica.

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
02/02/19

.

Sem comentários: