12/04/2018

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Secretária de Estado
 sobre Carlos Alexandre:
 "É um homem resistente, 
apesar de estar mais magro"

Helena Mesquita Ribeiro dedicou alguns cumprimentos inspirados a figuras no setor da Justiça, presentes no congresso da Associação Sindical de Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da PJ, que está a decorrer em Braga

A secretária de estado da Justiça elogiou a "resistência" do juiz Carlos Alexandre, que tem estado à frente de alguns dos processos mais complexos e mediáticos, como a operação Marquês, que tem como principal arguido o ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates. "Vexa. tem feito um trabalho persistente, é uma pessoa trabalhadora e se ainda está onde está, lidando com situações tão complicadas, é porque faz um trabalho competente", sublinhou Helena Mesquita Ribeiro no congresso da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da PJ, que decorre em Braga.
.
Na fase de cumprimentos, antes da sua intervenção, a governante, com algum sentido de humor, afirmou que era um trabalho "duro e difícil" mas que Carlos Alexandre era "um homem resistente, apesar de estar mais magro". "Se calhar até significa que está mais animado. Gordura não é sinal de felicidade", afiançou.

O presidente do Sindicato dos Funcionários da Justiça, Fernando Jorge, também mereceu a atenção da secretária de Estado, numa apreciação mais "condimentada": "um sindicalista de alto gabarito, consciente dos problemas da sua classe profissional e que, embora seja às vezes um bocadinho vinagrento na maneira como expõe as suas pretensões, nos momentos certos sabe distinguir o trigo do joio".

Sem esquecer as "instalações miseráveis" onde está localizada a delegação da PJ em Braga, desafiou o vice-presidente da câmara municipal do PSD, Firmino Marques, também presente, a ajudar o governo a encontrar uma solução.

Garantiu que o executivo de que faz parte, especialmente a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, "tudo fará para que a PJ tenha os meios necessários para poder combater com a inteligência e sabedoria que vos caracteriza, aquilo que são as ameaças à segurança do país".

Aos inspetores e inspetoras presentes fez um apelo direto: "por maiores que sejam as dificuldades, por mais pequenos que sejam os meios que temos, não devemos nunca desistir. Tenham orgulho de pertencer a esta tão importante organização, ainda que por vezes saltando para outras organizações onde têm remuneração acrescida. Mas o dinheiro não é tudo na vida", frisou, recordando que "o país não é dotado de grandes recursos" e que "a gestão pública tem que ser parcimoniosa".

Helena Mesquita Ribeiro assinalou que a PJ "é uma policia de elite, aquela que as pessoas confia para os proteger de acontecimentos graves que podem por em causa a vida de muitas pessoas e podem por em causa aquilo que é galinha dos ovos de ouro para que a nossa economia crescer, que é o turismo um dos pilares fundamentais, por ser um pais tranquilo e seguro".

* Juíz Carlos Alexandre uma personalidade controversa mas honesta!


.

Sem comentários: