15/02/2018

.

HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Hugo Soares: 
“Líder da bancada não pode estar 
nas mãos do presidente do PSD”

Hugo Soares avisa o seu sucessor que deve ter total autonomia relativamente a Rui Rio. O líder parlamentar demissionário diz ainda que será bom para o PSD só haver um candidato à liderança da bancada.

Hugo Soares voltou a explicar que, por ele, teria continuado à frente da bancada parlamentar do PSD. Embora admita que sai porque não tinha a confiança de Rui Rio, o líder demissionário dos deputados sociais-democratas deixa um aviso para o seu sucessor: “O presidente do grupo parlamentar não pode estar nunca nas mãos do presidente do PSD”. Em entrevista à SIC Notícias, Hugo Soares não revelou o que acha do candidato Fernando Negrão, mas disse que “seria bom para o PSD e para a bancada se só existir um candidato”. Embora acrescente: “Não sei se só haverá uma.” 
 .
NÃO HAVIA NECESSIDADE
O líder parlamentar confessou ter dito a Rui Rio que tinha os deputados com ele para levar o mandato até ao fim, mas que não o faria sem o apoio do novo líder. E aí o novo presidente do PSD foi claro: “Transmitiu-me que havia a vontade da parte dele de trabalhar com uma nova liderança.”

Para Hugo Sores, é fundamental ao líder parlamentar “poder articular, em condições mínimas, com o presidente do partido com total autonomia”. O que não seria possível com Rio. Confessou ainda que, antes das diretas, falou uma vez com o candidato (que não apoiava) para lhe dizer que “não havia líderes parlamentares contra o líder do partido.”

O líder parlamentar cessante do PSD diz que não está a fazer o “papel de vítima”, mas é evidente que não será candidato à liderança da bancada. Prometeu ainda que não será “oposição interna” a Rui Rio, mas sim “oposição ao Governo”. Desvalorizou ainda a divisão na bancada e disse acreditar que, no “dia em que ganhar, [o novo líder parlamentar] terá todo o grupo parlamentar” do seu lado.

Recusou-se a dizer o que seria aceitável em termos de votação para que Fernando Negrão se pudesse legitimar: “Sei o que faria no meu lugar”. Isto, sem concretizar se seria obter mais de metade da bancada ou, por exemplo, dois terços.

Hugo Soares disse ainda que nunca ouviu Rui Rio falar num Bloco Central e defendeu que isso seria “nefasto para o PSD”. O deputado social-democrata garante ainda: “Não vou ser oposição a Rui Rio. Estou tão habituado a ser oposição ao desgoverno socialista…” No combate ao Executivo de António Costa, Hugo Soares promete ser “um dos soldados de Rui Rio”.

* A história do PSD  é fértil em cultivar inimigos do presidente do partido, a primeira "tróika" nacional foi a que "desinstalou" Sá Carneiro da liderança,  já se esqueceram?

.

Sem comentários: