A lentidão do ministro
Carros
a 30km/h nas cidades: que bela ideia teve o ministro Eduardo Cabrita. A
atual lei (50 km/h) não é respeitada por ninguém e então nada melhor do
que torná-la ainda mais dura e pouco razoável.
As mortes e os acidentes nas estradas são uma desgraça, mas também um
sintoma de atraso civilizacional. Já não são as estradas ou os carros
que são maus, isso era noutros tempos, são mesmo os condutores que
provocam esta calamidade diária, entre feridos e mortes.
IN "RTP NOTÍCIAS"
12/01/18
.
Perante este enorme problema, que tem vindo a ser corrigido – a
mortalidade caiu 40% entre 2010 e 2016, embora as estatísticas sejam
traiçoeiras e tenha oscilações anuais --, o ministro Cabrita poderia
apenas ter dito que iria reforçar a vigilância, aumentar o número de
radares, reforçar as lombas em zonas sensíveis; mas não, para mostrar
músculo, sugeriu reduzir a velocidade para os 30 km/h, como se fosse
possível ou sequer desejável andar sempre a essa velocidade.
É mais do que certo que o ministro não se desloca de carro à velocidade
que sugeriu -- uma câmara atrás dele resultaria num momento televisivo
muito particular… --, mas como anunciar uma medida deste género não
custa nada, é só mudar a lei, Cabrita não resistiu à demagogia.
O proibicionismo (lei seca) nos anos 30, na América, não resultou porque
as pessoas não achavam que houvesse um problema social que exigisse uma
tomada de posição tão agressiva. Por isso mesmo, o álcool continuou a
vender-se por baixo da mesa, embora mais caro. Para que as leis
funcionem, designadamente as que envolvem costumes, elas devem assentar
no bom-senso. Ora bem, 50 km/h já é uma boa velocidade. Que tal
começarmos por aqui?
IN "RTP NOTÍCIAS"
12/01/18
.
Sem comentários:
Enviar um comentário