08/12/2017

.

HOJE  NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Meninos de Aldeia SOS 
insultados e agredidos

Vítimas eram empurradas e levavam murros e bofetadas. Jovem foi cuspido na cara.

Os maus-tratos ocorreram durante seis anos na Aldeia SOS de Gulpilhares, concelho de Vila Nova de Gaia. Pelo menos 10 menores - os mais novos tinham nove anos - e um jovem, de 19 anos, foram insultados, humilhados e agredidos por quatro funcionárias e ainda por Rui Dantas, diretor da instituição, que tinha o apoio da Segurança Social e acolhia crianças em risco. Estes cinco arguidos e ainda a própria associação Aldeias SOS estão agora acusados de um total de 34 crimes de maus-tratos.
.
PREFERÍVEL SER ORFÃO
A acusação revela que os crimes ocorreram entre 2009 e 2015, sendo que duas das arguidas eram "mães sociais" e, portanto, cuidavam das casas onde os menores se encontravam. Duas das crianças eram de etnia cigana e eram constantemente desprezadas. Uma das arguidas recusava dar-lhes roupa, agredia-as com uma colher de pau e desferia-lhes várias bofetadas. "Ciganos, filhos da p..., sujos, andamos a pagar para vocês estarem aqui. Vieram de bairros sociais onde não se faz nada", disse uma das arguidas .

 O jovem de 19 anos foi cuspido na cara por uma das funcionárias e um outro menor constantemente apelidado de "gay" e "maricas". Uma das acusadas disse também a um dos rapazes que a mãe o tinha abandonado porque aquele era "porco". O Ministério Público já pediu indemnizações de mais de 115 mil euros para as vítimas. A associação mudou de diretor e voltou a ser considerada "idónea" pela Segurança Social. Os suspeitos estão em liberdade. 

* Ora aqui está um belo exemplo do que também pode ser a solidariedade social, ainda dizem que os portugueses são bonzinhos....

.

Sem comentários: