12/11/2017

ALEXANDRA MONTEIRO

.




Saúde ambiental e legionela

A doença dos legionários, reconhecida desde 1976, tem vindo a adquirir cada vez maior importância pelo crescente número de casos identificados, pela sua gravidade e pelo impacto de surtos associados a diversas estruturas existentes na comunidade. Constitui uma infeção respiratória aguda (pneumonia), de instalação súbita, causada por bactérias do género Legionela. O principal modo de transmissão é através da inalação de aerossóis de água contaminada com a bactéria, não se transmitindo pela ingestão de água.

Apesar de a bactéria existir no meio ambiente em reservatórios naturais, como lagos e rios, o aparecimento de casos de doença encontra-se associado à colonização de reservatórios artificiais, como redes prediais de água, sistemas de climatização (torres de arrefecimento, condensadores evaporativos e humidificadores), sistemas de água climatizada de uso recreativo ou terapêutico (piscinas climatizadas e banheiras de hidromassagem) e equipamentos usados na terapia respiratória. Outros sistemas e equipamentos poderão ser também responsáveis pela proliferação da bactéria: abastecimento e distribuição de água, de combate a incêndios, de rega por aspersão, de lavagem de automóveis e fontes ornamentais.

No sentido de se prevenir a colonização, e consequente aparecimento de casos de doença, os gestores dos estabelecimentos devem implementar medidas de prevenção e controlo, por forma a evitar a sobrevivência e o desenvolvimento da bactéria nos diversos equipamentos que favoreçam a sua adaptação. Estas intervenções deverão ser monitorizadas, através da realização de ações de verificação, internas e externas, no sentido de aferir o estado de implementação e operacionalização dos programas.
Os técnicos de saúde ambiental, com formação superior de base para atuar no binómio saúde-ambiente, são elementos nucleares nos serviços de saúde pública, desenvolvendo atividades de identificação, caracterização e redução de fatores de risco para a saúde com origem no ambiente. São responsáveis pela execução de ações de vigilância sanitária de sistemas, estruturas e atividades com interação no ambiente, dando um contributo fundamental na área da prevenção e controlo da legionela, através da realização de inspeções sanitárias que visam o conhecimento e a análise do funcionamento das infraestruturas e dos equipamentos, bem como a promoção de atividades preventivas e de controlo da legionela, prestando todo o apoio técnico na determinação de medidas corretivas essenciais para a minimização do risco.

* INVESTIGADORA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SAÚDE AMBIENTAL

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
10/11/17

.

Sem comentários: