24/09/2017

.
ESTA SEMANA NA 
"SÁBADO"
Mulheres "não merecem conduzir 
porque têm um quarto do cérebro"

Durante uma conferência sobre "os perigos de uma mulher ao volante", um xeque saudita disse que as mulheres não merecem conduzir porque só possuem "metade do cérebro" 
.
 O xeque Saad Al-Hijri, clérigo saudita responsável pelas fatwas (opiniões legais no direito islâmico) em Assir, tem estado a ser alvo de críticas após afirmar, durante uma conferência sobre "os perigos de uma mulher ao volante", que as mulheres só possuem "metade do cérebro". Al-Hijri usou isso como argumento para as mulheres não merecerem conduzir.

Segundo Al-Hijri, "para começar as mulheres só têm metade do cérebro, mas quando saem para fazer compras acabam tendo apenas um quarto".

O discurso, que está a circular pela Internet, está a causar muito alvoroço, num país onde as mulheres ainda não podem conduzir. Os utilizadores do Twitter reagiram usando a hashtag árabe com a frase "Al-Hijri diz que as mulheres têm um quarto de cérebro", tendo sido usada 119 mil vezes em 24 horas.

Entretanto, conta a BBC, Al-Hijri ficou proibido de fazer futuras pregações e de liderar eventos religiosos. Alguns utilizadores não consideram essa punição suficiente, defendendo que "há outros clérigos barbudos que vão continuar a passar fatwas discriminatórias".

* FdP do clérigo.

.

Sem comentários: