HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Açores criam sistema de emergência
para deficientes auditivos e da fala
O sistema de emergência dos Açores tem desde hoje um serviço
específico para deficientes auditivos e da fala, que lhes permite pedir
auxílio através de uma mensagem escrita.
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“Criámos um sistema
muito simples, em que a partir do telemóvel a pessoa, estando inscrita
na nossa base de dados, pode escrever uma mensagem de texto e ela ser
recebida aqui e despoletar todo o sistema de emergência e socorro”,
adiantou o secretário regional da Saúde, que tutela a Proteção Civil.
Rui
Luís falava, em declarações aos jornalistas, à margem da inauguração do
novo sistema de emergência para deficientes auditivos e da fala, na
sede do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores
(SRPCBA), em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, onde está localizada a
sala de atendimento e gestão de emergências do arquipélago.
Para
terem acesso a este serviço, os utentes têm de preencher uma ficha de
inscrição com os seus dados, disponível na página na Internet do SRPCBA
(www.prociv.azores.gov.pt) e na Associação de Surdos da Ilha de São
Miguel.
Em situação de emergência, é necessário apenas enviar uma mensagem por escrito com o tipo de emergência e a sua localização.
Através
do número de telemóvel, as equipas de emergência terão acesso aos dados
fornecidos na ficha de inscrição para facilitar o socorro.
Segundo
o secretário regional da Saúde, a medida dá resposta a uma lacuna
detetada no sistema de emergência dos Açores, que não previa um
atendimento específico para pessoas com problemas auditivos ou de fala.
“O
sistema 112 teve recentemente um prémio europeu de reconhecimento pela
forma como estava instalado nos Açores e pela maneira dispersa pelas
ilhas como estávamos organizados, mas tínhamos essa lacuna. Aliás, ela
surgiu por parte de uma doente oncológica que sentiu necessidade de
contactar o serviço e por um problema que tinha na garganta não o
conseguia fazer”, salientou.
O Governo Regional estima que o novo
serviço possa ser utilizado por pelo menos 1.050 pessoas que se sabe
terem deficiência auditivas na região, havendo, entre essas, 557 com
surdez profunda.
No entanto, os pedidos de auxílio por mensagem
escrita estarão disponíveis também para pessoas com problemas de audição
ou fala pontuais.
“Este sistema também está aberto a um conjunto
de pessoas que, por alguma circunstância na sua vida, por terem tido um
AVC [acidente vascular cerebral] ou alguma operação cirúrgica, não
possam falar ou ouvir momentaneamente”, explicou Rui Luís.
* Excelente medida.
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