06/05/2017

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Mulheres já podem ir à escola e 
ao médico sem consentimento dos homens

Rei da Arábia Saudita ordenou uma revisão das normas da tutela masculina sobre as mulheres 

O rei da Arábia Saudita emitiu um decreto de revisão do sistema de tutela a que estão sujeitas as mulheres, necessitando de autorização de um guardião masculino para arrendar uma casa, estudar e trabalhar, entre outras coisas.
.
A agência noticiosa oficial saudita SPA informou de que o decreto real de Salman bin Abdelaziz pede aos órgãos estatais que revejam a lei num prazo de três meses desde a emissão do mesmo.

O decreto estabelece que as mulheres não têm que dispor de uma autorização do seu guardião masculino para contratar serviços do governo ou proceder a trâmites administrativos, no caso de não haver um "precedente legal" na legislação islâmica que assim o estabeleça.

Segundo os jornais locais, citados pela Reuters, isto significa que as mulheres poderão ter acesso à educação e serviços de saúde, como tratamentos hospitalares, sem terem de pedir o consentimento de um homem. Poderão também trabalhar no setor público e privado e representarem-se em tribunal, sem a autorização de um homem - normalmente o pai ou o marido.

De acordo com as primeiras análises do diploma, continuará a ser obrigatório que as mulheres tenham autorização do guardião masculino para obterem o passaporte ou para viajarem para fora do país.

Por outro lado, o decreto solicita às administrações que facultem transporte às funcionárias do Estado e também às empresas privadas, para que as suas empregadas possam deslocar-se aos seus locais de trabalho.

A aplicação do decreto poderá ter efeitos positivos sobre a situação da mulher, mas ativistas locais consideram que a linguagem ambígua do texto pode levar também a uma interpretação mais severa, o que se analisará nos próximos meses.

O decreto foi emitido na altura da visita à Arábia Saudita do relator especial da ONU para os direitos humanos e a luta contra o terrorismo, Ben Emmerson, que se reuniu com representantes governamentais e defensores das liberdades no país.

Nos últimos anos, as mulheres sauditas mobilizaram-se nas redes sociais e pediram às autoridades para acabarem com o sistema de tutela, bem como com a proibição de conduzir veículos, entre muitas outras restrições.

Devido às pressões internas e externas, a Arábia Saudita passou a permitir em 2013 que as mulheres fizessem parte do denominado Conselho da Shura, um órgão consultivo, e em 2015 puderam votar e candidatar-se às eleições municipais pela primeira vez na história do país.

* A figura jurídica da mulher na Arábia Saudita é comparável à figura jurídica dum cão em Portugal, fixe.

.

Sem comentários: