15/04/2017

.

ESTA SEMANA  NA 
"GERINGONÇA"


Esquerda aprova preservação da 
memória histórica do Forte de Peniche,
.direita abstém-se

A maioria dos deputados à Assembleia da República aprovou três projetos de resolução que recomendam ao Governo que elabore um programa faseado de recuperação, requalificação e valorização do Forte de Peniche, símbolo da resistência anti-fascista e da luta pela liberdade e pela democracia.
 .
Os três diplomas do PS, BE e PCP surgiram no âmbito de uma petição com o mesmo objetivo promovida por várias personalidades como Carvalho da Silva, Maria do Céu Guerra, Domingos Abrantes e Diana Andringa, dinamizada após relatos na imprensa que davam conta da possibilidade de uma concessão parcial da fortaleza a privados. A petição foi entregue ao Governo e à Assembleia da República após ter recolhido as assinaturas de mais de 9000 cidadãos.
.
projeto do PCP recomenda que “o Forte de Peniche seja recuperado, requalificado e valorizado enquanto património nacional, tendo como parte integrante e fundamental o núcleo museológico dedicado à denúncia da repressão fascista, à resistência antifascista e à luta pela liberdade e a democracia”; a iniciativa dos deputados do Bloco de Esquerda pede ao Governo que “seja dada particular atenção aos aspetos museológicos relacionados com a Resistência Antifascista, de modo a que o Forte de Peniche seja cada vez mais memória viva da luta pela democracia e pela liberdade”; e o diploma do PS solicita ao executivo que “assegure a realização dos procedimentos necessários à realização de intervenção de proteção do património arquitetónico militar da Fortaleza de Peniche, em particular, de intervenções consideradas mais urgentes”.

Os três projetos de resolução foram aprovados na passada sexta-feira pelos deputados do PS, BE, PCP, PEV e PAN e contaram com a abstenção dos deputados do PSD e do CDS-PP.

* Absolutamente previsível, os actuais PSD e CDS têm uma visão peculiar da democracia estilo  "quem não é por nós é contra nós".

.

Sem comentários: