HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Restaurante em Setúbal
impede entrada a famílias ciganas
Cinco famílias ciganas estão a queixar-se de preconceito por parte de um restaurante em Setúbal. O caso aconteceu este domingo, altura em que se juntaram para jantar num estabelecimento nesta cidade, o "Pinga Amor 2", no Bairro Santos Nicolau.
.
Conta José Falcão, da SOS Racismo, que o grupo, constituído por quinze pessoas, incluindo crianças, entrou num restaurante que teria lugares suficientes para os albergar e viu a sua entrada rejeitada por falta de espaço. Falcão garante que lhes foi dito que "não havia lugar" e, mais tarde, que "era uma festa privada", apesar de constatarem que "a porta estava aberta e nada constava nas montras na entrada".
O grupo não conseguiu "educadamente" demover a gerência do restaurante, que "ameaçou chamar a polícia". Perante o cenário, as famílias decidiram "pedir o livro de reclamações" e gravar um vídeo em direto no Facebook, onde relatam o "ato xenófobo" de que sentiram estar a ser alvo. "Claro que a gerência do restaurante não chamou polícia nenhuma, pois eram eles quem estava a cometer um crime", diz José Falcão.
O caso, captado por um dos elementos em direto no Facebook, está a ser partilhado nas redes sociais. Em menos de 24 horas, o vídeo já foi visto mais de 80 mil vezes, gerando milhares de partilhas e "reações". A queixa já foi enviada, no entretanto, para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.
* E que tal fechar o restaurante? Portugal não precisa de negócios xenófobos.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário