HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Quando as marcas metem a pata na poça
A Adidas
enviou uma mensagem de parabéns aos atletas que terminaram a Maratona
de Boston, esta segunda-feira, felicitando-os por terem sobrevivido.
Palavra mal escolhida para uma prova que foi palco de um atentado em
2013...
A intenção terá sido,
esperemos, genuína: saudar a resiliência que leva dezenas de milhares de
corredores a esforçar-se até à meta de uma maratona. É corrente e há
até provas que vivem desse mote - sobreviver. Mas a palavra era a última
a dizer a todos quantos correram, esta segunda-feira, a mítica Maratona
de Boston.
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Ora - oops -, alguém no
gigante de equipamento de desporto que patrocinou o evento, a Adidas,
não se lembrou que, a 15 de abril de 2013, os irmãos de origem chechena
Djokhar emTamerlan Tsarnaev fizeram rebentar duas bombas junto à meta,
matando três pessoas e ferindo 264. Muitas delas atletas.
O
e-mail de parabéns que a marca fez chegar aos 26492 atletas (entre eles
Kathy Switzer, a mulher que foi a primeira a correr oficialmente a
prova, em 1967, e voltou ao palco para assinalar os 50 anos do fim
forçado do machismo no atletismo) dizia: "Felicitações, sobreviveu à
Maratona de Boston!
Conquistou Boston". Falta de sensibilidade e
mensagem deslocada, reagiram milhares de pessoas.
A
bronca correu rapidamente as redes sociais e obrigou a marca alemã a
emitir um pedido de desculpas pelo erro lamentável e falta de
sensibilidade. "Lamentamos profundamente.
Desvalorizámos claramente a
sensibilidade do assunto do email que enviámos na terça-feira. Pedimos
profundas desculpas pelo nosso erro. A Maratona de Boston é um dos
eventos desportivos mais inspiradores no mundo. Cada ano nos recorda a
esperança e a resiliência da comunidade de corredores neste evento."
* Os grandes impérios são grandes porque não têm sentimentos, nem perspectiva histórica, portanto pedir desculpa por uma calinada é manteiga de amendoim.
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