HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
"CORREIO DA MANHÃ"
Gruta causa mistério na
Senhora da Rocha
Cavidade foi descoberta durante uma ação de limpeza realizada pela junta da freguesia.
Está no meio da vegetação e foi descoberta, por mero acaso, durante uma ação de limpeza da Junta de Freguesia de Porches, Lagoa. A gruta, que terá cerca de 5 metros de diâmetro e, pelo menos, 10 de profundidade é um mistério que está a causar curiosidade tanto a turistas, como a moradores da Senhora da Rocha. A descoberta foi feita há cerca de duas semanas.
.
O presidente da Junta de Freguesia de Porches avisou de imediato a Câmara de Lagoa e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). "Não sabemos, para já, onde a gruta vai dar. Quando a descobrimos tinha um diâmetro mais pequeno, mas a chuva acabou por fazer cair mais um pedaço e agora desmoronou mais uma parte", explica o autarca Luís Bentes, que isolou a zona com uma fita mas defende uma análise mais profunda no local.
Os moradores e pescadores locais não se lembram de ver nada naquele local, nos últimos 30 anos. "É uma coisa misteriosa porque parece um poço e eu nunca tinha visto isto aqui", referiu ao CM o pescador António Ramos. Vítor Rodrigues acredita que a gruta "terá sido feita pelo Homem" e pode revelar pormenores da história local. A mesma opinião tem o presidente da junta de freguesia que refere a existência de "vários túneis" na zona, e que "podem ter ligação à Ermida da Senhora da Rocha".
Nesse local existiu uma fortaleza e ainda hoje há vestígios de um castelo medieval, que terá sido construído para a defesa da costa e da povoação de Porches Velho. Fonte da APA referiu ao CM que a primeira avaliação do local aponta para uma "gruta natural", mas que está a ser alvo de "acompanhamento".
* Ainda bem que não se fala em milagre...
.
Sem comentários:
Enviar um comentário