29/01/2017

.
ESTA SEMANA NA
  "SÁBADO"

Cancro da pele pode ser diagnosticado por Inteligência Artificial

E se, em vez de correr para o dermatologista de cada vez que suspeita do aspecto de um sinal, tivesse acesso a um diagnóstico seguro através de uma máquina? Não é ficção.
 .
Quando se trata de determinar se um sinal na pele pode ser sinónimo de cancro, recorre-se aos serviços de um dermatologista, mas no futuro isso pode mudar. Peritos informáticos da Universidade de Standford, nos Estados Unidos, criaram um sistema de diagnóstico através de Inteligência Artificial (IA) que provou ser tão eficaz como os especialistas humanos.

A ideia dos cientistas é tornar o mais abrangente possível o acesso a cuidados médicos, tendo começado por criar um algoritmo para fazer o diagnóstico do cancro da pele através de IA, através do trabalho conjunto de dermatologistas e informáticos. Os testes revelaram que a avaliação visual da máquina era extremamente precisa.

Tudo começou como um projecto dos estudantes da universidade, porém os cientistas rapidamente se aperceberam do potencial da ideia. Foi então criada uma base de dados com 130.00 imagens de peles com cancro que é usada pelo algoritmo no seu diagnóstico.

"Percebemos que era possível, não apenas fazer alguma coisa bem, mas tão bem como um dermatologista humano", explica Sebastian Thrun, do Laboratório de IA da Universidade de Standford e um dos autores do projecto.

Para alargar a abrangência deste método e ajudar a salvar vidas, uma vez que o melanoma, ou cancro da pele, é um dos que atinge mais pessoas, sendo também um dos que, se for detectado num estágio inicial, tem altas taxas de sobrevivência, os cientistas criaram também uma aplicação para telemóvel.

* A bem da humanidade.

.

Sem comentários: