29/01/2017

.
ESTA SEMANA NO
  "SOL"

Escolha polémica em Leiria favorece o PS

Leiria é mais um problema para o PSD. Opção da concelhia por Fernando Costa motiva reação de Barreiras Duarte e CDS afasta coligação.

O dossiê autárquico continua a fustigar o PSD. Desta vez, os ventos contrários sopram sobre a candidatura a Leiria. Feliciano Barreiras Duarte, o nome que se perfilava para a Câmara, assegurou ao SOL que está definitivamente fora de causa  encabeçar uma candidatura em nome do PSD, por discordar da forma como todo o processo evoluiu nos últimos meses.
 .
De tal forma que uma eventual AD para roubar a Câmara ao PS foi descartada com a desistência do candidato que se perfilava para o concelho.

Fonte do Largo do Caldas, desafiada pelo SOL a comentar esta situação, limitou-se a dizer: «Toda a gente que tentou mudar de concelho para ganhar uma autarquia não conseguiu. Fernando Costa tentou fazer isso quando foi das Caldas da Rainha para Loures. E agora não passa pela cabeça de ninguém em Leiria eleger alguém que vem das Caldas da Rainha».

A desistência do antigo secretário de Estado nos Governos de Durão Barroso e Santana Lopes aconteceu depois de a concelhia de Leiria ter aprovado o nome de Fernando Costa, atual vereador em Loures, para liderar a lista à Câmara.

Isto depois de Feliciano Barreiras Duarte ter recebido apoios de peso no partido para avançar. Desde o presidente do partido, Pedro Passos Coelho, até ao líder da distrital, Rui Rocha, passando pelo próprio coordenador nacional autárquico, Carlos Carreiras.

Barreiras Duarte escreveu há 15 dias uma carta a Passos Coelho, de quem foi chefe de gabinete quando este chegou à liderança do partido. Passadas duas semanas continua sem resposta.
Nem do líder, nem do coordenador autárquico nacional, Carlos Carreiras, que não trocou qualquer palavra consigo desde que a concelhia de Leiria decidiu apoiar Fernando Costa.

Na missiva ao líder do partido, a que o SOL teve acesso, o antigo secretário de Estado lembrou a Passos Coelho, num tom coloquial, uma conversa mantida entre os dois no final de 2016.

«Como te recordarás, no passado dia 23 de dezembro, sexta-feira, falaste mais uma vez comigo sobre este assunto. E tenho bem presente o que me disseste e o que pediste. E tenho ainda bem presente o que sugeriste quanto à surpresa que tiveste em relação a outra candidatura e a outro candidato. E ainda me lembro das hipóteses que levantaste para que tal fosse resolvido e alterado», lê-se na carta.
Feliciano Barreiras Duarte recordou também a presença numa reunião na sede nacional do PSD que juntou as coordenações nacional e distrital, a 20 de setembro do ano passado, e que acabou com Carlos Carreiras a dizer: «Leiria está fechado. É o Feliciano».

O deputado esclareceu ainda que nas conversas que manteve com o líder, o secretário-geral, Matos Rosa, dirigentes nacionais e o coordenador autárquico levantou por mais de uma vez a possibilidade de a concelhia vir apoiar outro candidato que não ele.

E a resposta foi «quase sempre a mesma»: «de que não me metesse nisso. Que teria de estar por cima disso. Que já tinham falado com ele [Fernando Costa] várias vezes, avisando-o de que não seria o candidato e que a coordenação autárquica nacional tratava disso com a comissão política nacional».
Feliciano Barreiras Duarte  disse ainda ao SOL que Fernando Costa tem sido «o homem com quem o PCP faz maiorias na Câmara de Loures, um vereador com pelouro e administrador da empresa supramunicipal de recolha e tratamento de lixo».

«Não entendo que o partido fale com toda a razão da incoerência da ‘geringonça’ e depois venha a apoiar para Leiria um homem que faz uma ‘geringonça’ com o PCP, que seja o suporte de Bernardino Soares em Loures», lançou.

«Nunca pedi a ninguém para ser o candidato», assumiu Barreiras Duarte, considerando por isso ter sido «desnecessário o partido ter incentivado, convidado e, na prática, o ter aprovado como o candidato a apresentar».

* O PSD não morre mas vai ser trabalhoso sair do coma.

.

Sem comentários: