24/01/2017

.
 HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Força Aérea deteta mancha de poluição
. com a área de 126 campos de futebol 

Mancha poluente no mar está, na sua maioria, em águas espanholas.

A Força Aérea detetou esta segunda-feira uma mancha de poluição de grandes dimensões na zona norte de Portugal. Em comunicado, a Força Aérea explica que "o Centro de Reconhecimento e Vigilância e Informações da Força Aérea recebeu, no dia 23 de Janeiro de 2016 um reporte da European Maritime Safety Agency sobre uma potencial mancha de poluição localizada na zona Norte de Portugal". 
.
O alerta também chegou à Marinha, que solicitou o apoio de uma aeronave da Força Aérea para avaliar a mancha que o originou. "Consequentemente, foi ativada uma aeronave C-295M de Vigilância Marítima, da Esquadra 502 – "Elefantes", que possui na sua configuração um sistema de gestão de informação que gere diversos sensores dedicados à deteção e avaliação de poluição marítima". 

"A tripulação da aeronave verificou a área e confirmou que se trata de uma mancha de poluição, causada por derrame de combustível. A extensão desta mancha é de cerca de 240 km por 15 km (3.600 km2), com uma taxa de cobertura de 25%. Na prática, traduz-se em cerca de 900 km (equivalente a cerca de 126 campos de futebol, para usar uma medida de fácil referência para o público) de área afetada. Em termos tridimensionais (avaliando também a profundidade, para além da superfície), o volume estimado de ocupação é de 329 m3 a 3775 m3". 

A mancha de poluição em causa "ocupa uma área situada sobretudo em águas territoriais espanholas, com uma pequena parte em áreas territoriais portuguesas. Segundo nos foi possível aferir, não existe risco de a mancha atingir as zonas costeiras de Portugal ou de Espanha", adianta a mesma fonte.

 A Força Aérea diz que não conseguiu detetar a origem da mancha de poluição.

* Oxalá o crime não compense.

.

Sem comentários: