23/12/2016

.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Recuperação do Grupo Urbanos
 foi chumbada

O grupo Urbanos SGPS não conseguiu entrar em PER. Uma das suas empresas também. Já a Kashmir Imóveis, que também é presidida por Alfredo Casimiro, conseguiu o acordo dos credores para a recuperação. 
 .
Sem acordo. O processo de recuperação do grupo de logística Urbanos não passou no tribunal. Cerca de 19% da dívida de 44 milhões de euros é devida a entidades do Estado, nomeadamente as sociedades com os despojos do BPN e a Caixa Geral de Depósitos, ainda que o principal credor seja o Novo Banco.

"Na Comarca de Lisboa, Instância Central - 1ª Sec.Comércio - J2 de Lisboa, no dia 20-12-2016, ao meio dia, foi proferida decisão de recusa homologação do acordo de revitalização da devedora: "Urbanos - Grupo, Sgps, S.A". A nota consta do portal Citius.

Não é indicado se foram os credores que recusaram a entrada da Urbanos em Processo Especial de Revitalização (PER), como a empresa pretendia para "poder reestruturar o passivo financeiro acumulado durante os anos de expansão e desta profunda crise económica que o país atravessou entre 2012 e 2015", ou se a decisão foi exclusivamente do tribunal. Ao que o Negócios apurou, os credores conseguiram chegar a um entendimento para a aprovação do plano mas o juiz não aceitou, motivo pelo qual o grupo Urbanos pretende avançar para um recurso. O grupo não comenta.

A "decisão agora publicitada vincula quem tem dívidas a haver, mesmo aqueles que não hajam participado nas negociações". Não foi ainda possível apurar junto da empresa o que será feito agora pelo grupo Urbanos, liderado por Alfredo Casimiro (que é também responsável da Pasogal, que detém 50,1% da Groundforce, empresa em que a accionista minoritária é a TAP).

O Novo Banco é o principal credor, com uma dívida de 7,6 milhões de euros, seguido do Montepio, com 4,2 milhões, do BCP, com 2,7 milhões, e do Crédito Agrícola, com 2,6 milhões. Já a Caixa Geral de Depósitos, com base num contrato de arrendamento de um fundo de investimento imobiliário e de duas operações de financiamento, tem a receber 2,2 milhões de euros.

A Imofundos, que pertence às sociedades Par, criadas pelo Estado em 2012 para ficar com os créditos e activos do nacionalizado BPN não comprados pelo BIC, tem a receber 5,8 milhões de euros da Urbanos devido a dois contratos de arrendamento.

Estes valores são já conhecidos desde Setembro, data em que o administrador judicial Pedro Pidwell fez a recolha da lista dos créditos provisórios.

PER pedidos também por outras empresas do grupo
Outra empresa do grupo, a Urbanos Supply Chain, também não conseguiu ver o seu PER aprovado. "Na Comarca de Lisboa, Lisboa - Inst. Central - 1ª Sec.Comércio - J4 de Lisboa, no dia 16-12-2016, ao meio dia, foi proferido despacho de recusa homologação do acordo de revitalização do(s): Urbanos - Supply Chain".

Neste caso, a dívida global é de 19 milhões de euros, mas não é claro que seja um valor que se possa somar ao da Urbanos SGPS, já que muitos credores e muitas das suas dívidas são as mesmas.

Há ainda mais duas empresas do grupo, a Urbanos Soluções e a RN Trans, que também pediram o acesso a um PER. Em Novembro, conseguiram mais um mês para negociar com os credores e o desfecho ainda não foi publicado no Citius.

Empresa de Casimiro consegue recuperação
Já uma outra empresa que não tem Urbanos na denominação mas que tem Alfredo Casimiro como presidente conseguiu o acordo para a sua recuperação. "Foi proferida sentença de homologação relativo ao acordo entre o devedor Kashmir - Imóveis, S.A [e os credores]", indica outro documento publicado no portal Citius.

Neste caso, os credores da Kashmir - Imóveis não diferenciam muito. A dívida total é de 12,5 milhões de euros, um terço da qual ao Estado, através da Imofundos, que é da sociedade estatal Parvalorem. O Novo Banco abarca outro terço da dívida, com o BCP a ficar com 14% da restante parcela.

* Grandes imbróglios recheados de vigarices durante a vigência de Sócrates e Passos Coelho/Portas.

.

Sem comentários: