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"JORNAL DE NOTÍCIAS"
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Controlador aéreo estagiário
pôs aviões em rota de colisão
Um avião
da empresa britânica FlyBe esteve envolvido num incidente de quase
colisão, depois de um controlador aéreo estagiário não ter conseguido
resolver a situação, dizendo "não sei por onde ir".
O
caso aconteceu em julho deste ano na aproximação ao aeroporto de
Exeter, no Reino Unido, mas só agora foi revelado com a divulgação do
relatório do incidente.
O voo da FlyBe
já tinha sido obrigado a abortar a aterragem devido à existência de
"tráfego aéreo desconhecido em conflito", mas a solução encontrada pelo
controlador aéreo não foi a melhor, enviando este voo de encontro a um
avião privado, que não tinha ativado ainda o seu plano de voo.
Depois
desta aterragem abortada, o controlador pediu à aeronave comercial que
subisse até aos três mil pés e virasse à direita para voltar a executar a
aproximação, mas pouco depois o controlador percebeu que estava a
enviar a aeronave para uma área perigosamente perto de um avião privado
que tinha surgido no radar sem indicação de altitude.
Nesta
altura, o controlador hesitou, deixando as aeronaves a cerca de 300 pés
(91,44 metros) de diferença de altitude e 1,5 milhas náuticas (2778
metros) de distância horizontal, valores abaixo das distâncias de
segurança impostas na navegação aérea (três milhas laterais e mil pés de
distância vertical, na maior parte dos casos).
"Hum, não sei por onde ir"
Depois
de o estagiário ter admitido que não estava a conseguir resolver esta
situação de perigo iminente, um controlador sénior que supervisionava o
seu trabalho tomou controlo da situação e conseguiu voltar a criar uma
margem de separação entre as duas aeronaves.
O
relatório concluiu que a situação foi criada porque o controlador de
Exeter percebeu que havia um conflito entre duas aeronaves, mas
continuou a direcionar o avião da FlyBe para a rota do avião privado.
Apesar
de a segurança das aeronaves ter sido colocada em risco, a ação do
supervisor anulou a possibilidade de colisão, revela o jornal "Exeter
Express and Echo".
* Que não se pense ser o primeiro incidente do género, acontece às dúzias desde que há aviação.
* Que não se pense ser o primeiro incidente do género, acontece às dúzias desde que há aviação.
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