13/12/2016

.

HOJE  NO
"RECORD"

Telma Monteiro e Fernando Pimenta
. eleitos os melhores do ano para o COP

A judoca Telma Monteiro e o canoísta Fernando Pimenta foram galardoados esta terça-feira com a Medalha de Excelência Desportiva do Comité Olímpico de Portugal (COP), que consagra os melhores atletas de 2016.
.
Na gala Celebração Olímpica 2016, que decorreu esta noite no Centro de Congressos de Lisboa, o COP fez questão de distinguir a única atleta portuguesa medalhada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - bronze na categoria de -57kg -, bem como o campeão europeu em K1-1000 e K1-5000 nos Europeus realizados em Moscovo.

"Foi um ano de muitos desafios, dentro e fora do tapete. Foi um ano muito gratificante e valeu a pena lutar. Foi uma espera longa, mas finalmente recompensada. Agora, vou tentar aproveitar este ciclo para melhorar. O meu sonho ainda não está totalmente concluído. Enquanto o prazo de validade não expirar, posso aspirar aos Jogos Olímpicos de Tóquio e a ser campeã olímpica", afirmou a judoca, de 30 anos.

Já Fernando Pimenta garantiu completar o ano "de consciência tranquila" e declarou estar já a pensar nas próximas olimpíadas: "O sucesso vem do trabalho, do sacrifício, do querer e do acreditar. Este ano ficou perto de ser o ano dos anos. E Tóquio2020 está já aí à porta."

Além deste prémio, foram homenageados com a Medalha de Mérito do COP os antigos atletas olímpicos Miguel Maia e João Brenha, que se notabilizaram pelos quartos lugares alcançados no voleibol de praia em Atlanta'1996 e Sydney'2000.

O Prémio Juventude foi atribuído à surfista Teresa Bonvalot, depois de a jovem ter conquistado de forma inédita o Europeu de juniores em surf, uma modalidade que irá fazer a sua estreia olímpica em 2020, nos próximos Jogos, em Tóquio.

Outro jovem em destaque nesta cerimónia foi o canoísta Sérgio Maciel, que recebeu o Prémio Ética Desportiva. O COP pretendeu, assim, honrar o 'fair-play' do jovem, campeão europeu de maratona em C1 júnior, que nos Mundiais deste ano esperou pela ultrapassagem do colega Marco Apura, que liderava a prova até se ter enganado no trajeto final para a meta.

Por fim, Jenny Candeias foi agraciada com o Diploma 'Mulheres e Desporto', atribuído pelo Comité Olímpico Internacional (COI), tendo o COP entregado ainda Prémios de Agradecimento à Imprensa Nacional Casa da Moeda e à Marinha Portuguesa.

No discurso de encerramento, o presidente do COP, José Manuel Constantino, evitou fazer um balanço deste ciclo de quatro anos e preferiu agradecer a todos os que contribuíram para o movimento olímpico português.

"Qualquer que seja o futuro que a vida tem reservado para nós, seremos sempre um militante do desporto nacional, um servidor de Portugal", sentenciou.

* Portugueses que pelas suas qualidades são cidadãos do mundo. 

.

Sem comentários: