16/12/2016

. 

HOJE  NO  
"OBSERVADOR"


Parlamento aprova “repúdio” 
pelos bombardeamentos em Alepo, 
PCP vota contra

Parlamento aprovou voto de "repúdio" contra os bombardeamentos na cidade síria de Alepo. Mas PCP votou contra, explicando que condena os crimes mas não se associa a branqueamentos da ação dos EUA.

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira um voto de repúdio apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE) contra os recentes bombardeamentos e crimes praticados na cidade síria de Alepo, com o PCP a votar isoladamente contra.


Na declaração de voto que apresentou de seguida, deputados comunistas explicam que sempre condenaram “a guerra de agressão que se abateu sobre a Síria e o povo sírio, com o seu cotejo de hediondos crimes, brutais violações dos direitos humanos, morte, sofrimento e destruição” mas que não podem associar-se a “campanhas que visam branquear a agressão levada a cabo pelos Estados Unidos e seus aliados”.

O voto do Bloco de Esquerda, repudiando a violação de direitos humanos e os crimes contra as populações de Alepo pelas forças governamentais sírias, mereceu o apoio do PSD, PS, CDS-PP, “Os Verdes” e PAN (Pessoas-Animais-Natureza).

Só o PCP votou contra, e apresentou uma declaração de voto em que salienta que este partido, “desde o primeiro momento, denunciou e condenou a guerra de agressão que se abateu sobre a República Árabe Síria e o povo sírio, com o seu cotejo de hediondos crimes, brutais violações dos direitos humanos, morte, sofrimento e destruição”.

Mas, explicam, “a corajosa resistência da Síria e do seu povo, exige, não a vergonhosa associação ou a conveniência com as campanhas que visam branquear a agressão levada a cabo pelos Estados Unidos e seus aliados, mas a solidariedade de todos os que defendem os direitos do povo sírio e a paz”.

Trata-se, escrevem, de uma “cruel guerra de agressão protagonizada por grupos armados, criados, pagos e apoiados pelos EUA, as grandes potências da União Europeia — como o Reino Unido e a França — e os seus aliados na região, como a Turquia, Israel, a Arábia Saudita ou o Catar”. E é por ser “solidário com a resistência da Síria” que o PCP diz que “não esconde, e por isso não é conivente, nem cúmplice, com os agressores e as suas monstruosas criações”.

Antes desta votação, mas por unanimidade, foi aprovado um voto apresentado pelo CDS-PP de condenação pelo atentado terrorista contra a comunidade cristã copta do Cairo”, no Egito.

* Com o "prurido" de branquear o PCP enegrece a sua posição, ocorre-lhe estar ao lado de Assad e Putin.

.

Sem comentários: